domingo, 30 de setembro de 2012

IPMN: Geraldo Julio aparece no limite da vitória no 1ºturno


set 30, 2012 by   em: Economia
Em pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau e divulgada pelo Leia Já e Jornal do Commercio, o candidato do PSB, Geraldo Julio, já aparece no limite da vitória no primeiro turno.
Na verdade os candidatos já apresentam certa estabilidade e um detalhe ou outro fará com que a decisão seja agora ou no segundo turno. Neste caso provavelmente será com Daniel Coelho.
Maurício Romão, que sempre contribui para o Acerto de Contas, preparou um texto impecável que publico abaixo.
Emoções no Final
Por Maurício Romão
para o Acerto de Contas

Novos números da última pesquisa de intenção de votos do IPMN para prefeito do Recife, com trabalho de campo nos dias de 27 e 28 de setembro, foram divulgados na web, na madrugada deste domingo, 30/09, pelos portais LeiaJá e NE 10.
Os resultados detalhados deste levantamento serão publicados ainda hoje pelo JC. O candidato pessebista, Geraldo Júlio, atingiu agora 42% de intenções de voto (subiu dois pontos em relação à pesquisa anterior), Daniel Coelho pontuou 22% (cresceu um ponto), Humberto Costa voltou para 16% (caiu três pontos) e Mendonça Filho, com 3%, perdeu um ponto.
Linhas
O gráfico 1, constante do texto, mostra a evolução das intenções de voto de Geraldo Júlio, contrastada com a trajetória da soma das intenções de voto dos demais candidatos, incluindo neste conjunto os menos competitivos. Os levantamentos são todos do IPMN e o período considerado é de julho a setembro, meses de campanha pós-convenções partidárias.
É oportuno atentar para a interpretação do gráfico. Enquanto a linha vermelha (representando todos os candidatos menos o pessebista) se perfilar acima da linha azul, com percentuais de intenção de votos fora da margem de erro, a soma das intenções de votos dos demais candidatos é maior que a pontuação do líder.
Nestas circunstâncias a eleição tende para o segundo turno, se ela fosse realizada em qualquer das datas antes do levantamento dos dias 10 e 11/09. Observe-se que a partir da mencionada data há um acentuado estreitamento entre as duas linhas, culminando com superposição (overlapping) entre elas na última pesquisa.
O resultado em destaque no gráfico, 42% a 42%, configura empate numérico (e técnico), significando que, em termos de votos válidos, o candidato representado pela linha azul teria alcançado 50% dos votos válidos, necessitando de apenas um voto adicional para sacramentar a eleição no primeiro turno, se ela se realizasse hoje.
Médias
Para os propósitos desta seção do texto não se exige o requisito de que as pesquisas tenham sido geradas a partir de uma mesma fonte. Elas podem provir de institutos diferentes, com distintos desenhos de concepção. A ideia subjacente é catalogar seus resultados à medida que vão sendo divulgados e, depois, colocá-los em seqüência de data de trabalho de campo para possível visualização de tendência.
Uma forma de se vislumbrar tal tendência é sintetizar os diferentes percentuais de intenção de votos consignados aos candidatos através do expediente de média móvel (rolling average). Esta média vai se movendo horizontalmente, período a período, em um dinâmico processo de inclusão/exclusão de informações.
A tabela e o gráfico 2 expõem essas médias móveis de intenção de votos. Elas ajudarão a identificar movimentos que possam auxiliar na conjectura sobre a eventual ocorrência ou não de segundo turno.
Nota-se, de pronto, que a média de intenção de votos de Geraldo Júlio é sempre crescente, de período a período. Isso significa que, independente dos resultados individuais de um determinado instituto, suas intenções de voto, em média, estão sempre em ascensão, à medida que o tempo vai passando. Este desempenho é muito importante na reta final do pleito para uma postulação que almeja vê-lo encerrado na sua etapa inicial.
Humberto Costa e Daniel Coelho tiveram seus movimentos descendente e ascendente, respectivamente, interrompidos entre os dois últimos períodos, o que suscita a necessidade de novas rodadas de pesquisa para aquilatar trajetórias mais nítidas.
De qualquer sorte, já se detecta certa estabilidade recente de Daniel no entorno de 21% a 22% das intenções de voto, e de Humberto com uma fatia do eleitorado gravitando ao redor de 17% a 18%.
O importante aí é que, na soma, as médias dos dois postulantes têm-se circunscrito a um patamar de no máximo 40%. Este teto auxilia a candidatura líder a lograr êxito no primeiro turno, já que a pontuação de Mendonça Filho é declinante e os candidatos menos competitivos alcançam apenas 1%.
Considerações finais
Com média sempre crescente de intenção de votos e ao atingir, pela primeira vez, a casa dos 50% de votos válidos (não só nas pesquisas do IPMN, mas em qualquer outra pesquisa de qualquer instituto até agora publicada) Geraldo Júlio dá um passo gigantesco para ganhar a eleição já no seu primeiro escrutínio.
Acresce força a essa possibilidade a trajetória de intenções de voto de Humberto Costa e Daniel Coelho verificada nestes últimos dez dias de setembro. A média de intenção de votos do senador neste lapso de tempo é de 16,8% e a do candidato tucano de 22%, ambas com variâncias muito pequenas, denotando estabilidade no entorno desses números, qualquer que seja o instituto que os tenham gerado.
Seriam exatamente esses dois candidatos que poderiam imprimir oscilações positivas em suas intenções de voto, mesmo que pequenas, que viessem, isolada ou conjuntamente, forçar a realização do pleito em dois turnos. Isso não está ocorrendo nos últimos 10 dias.
Entretanto, ainda resta a última semana antes do dia 7 de outubro e, em eleições, uma semana é uma eternidade… Tudo pode acontecer, inclusive nada, e a atual configuração se manter tal e qual, com variações marginais que não afetem o desfecho que se avizinha.
Assim, se não houver fatos novos e impactantes, “ondas de opinião”, acontecimentos imponderáveis, os embasamentos numéricos, técnicos e político-eleitorais que emolduram a atual corrida à prefeitura apontam para um pleito em uma só etapa, ainda que provavelmente decidido no olho mecânico!
_______________________

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Contexto Estratégias Política e de Mercado, e do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau. mauricio-romao@uol.com.br,http://mauricioromao.blog.br.



Nenhum comentário: