segunda-feira, 12 de março de 2012

Soninha apresenta “Cidades inteligentes”



Política / PPS


12/03/2012 02:07 - RENATA BAPTISTA


A pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, esteve ontem no Recife para apresentar a cerca de 100 pré-candidatos do partido do Estado e militantes o Programa Cidades Sustentáveis - que ela preferiu chamar de “Cidades Inteligentes”. A proposta oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana associada à indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.

Durante a exposição, que aconteceu no auditório do Sindicato da Polícia Federal, Soninha destacou exemplos que devem ser levados em consideração para que as cidades mudem seus sistemas de mobilidade sustentável. Sempre usando São Paulo como exemplo, ela apontou soluções para melhoria de transporte coletivo, de incentivo a transporte não-motorizado e problemática de lixo. “Falo de São Paulo porque é a realidade que eu conheço. Mas acho que tudo pode ser adequado à realidade de seus municípios”, disse.

Pré-candidatos de Recife, Olinda, São Lourenço da Mata, Itamaracá, Moreno, Sirinhaém, Gravatá, Timbaúba, Arcoverde e Paulista assinaram uma carta compromisso, onde concordam em aderir ao Protocolo das Cidades Sustentáveis, caso sejam eleitos. Soninha afirmou que viu com preocupação a verticalização exagerada do Recife durante sua visita. “Há dez anos não vinha ao Recife, e agora, me deparei com vários edifícios com 40 andares. Tenho calafrios em pensar no impacto desta verticalização”, afirmou. O pré-candidato à Prefeitura do Recife pelo PPS, Raul Jungmann, destacou que São Paulo é um laboratório, que pode servir de exemplo em algumas questões para diferentes cidades do País.

“Recife não está adotando medidas como uso de bicicletas, sinalização mais efetiva, mas o ponto alto da palestra foi o estudo da lógica da cidade. Não há saída estruturante se os empregos não forem às periferias, por exemplo”, disse. Jungmann afirmou que o partido receberá, na próxima semana, o presidente da Urbs (empresa de urbanização) de Curitiba, Marcos Isfer, que falará sobre as experiências da capital paranaense.

SERRA
Soninha disse que com a entrada de José Serra (PSDB) na corrida pela Prefeitura de São Paulo, o cenário se transforma. “Antes, eu era a única que já tinha disputado o cargo. Não haviam medalhões na disputa e as duas vagas para o segundo turno estavam em aberto. Agora, o Serra deu uma bagunçada no quadro”, disse.

Nenhum comentário: