sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Assembleia aprova paralisações setoriais de 24 horas

Em assembleia geral, na noite de ontem (17/10), os policiais civis de Pernambuco aprovaram a realização de paralisações setoriais por 24 horas, em estratégia para chamar atenção da sociedade e cobrar do Governo do Estado soluções para a pauta de reivindicações da categoria. No próximo dia 23 de outubro, a partir das 8h, será paralisado o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), onde também haverá mobilização e ato de protesto, com faixas e carro de som. No dia 25 será a vez do Complexo de Prazeres. 
Durante a assembleia, foi aprovada ainda a composição de uma Comissão que irá definir os próximos locais de protesto e paralisação, formada por 10 policiais que se voluntariaram na noite de ontem, pela diretoria do Sinpol/PE e pelos representantes das demais entidades de classes (Uneppe, Acomp, Aspappe). 
Entre as principais queixas da categoria estão Plano de Cargos e Carreiras congelado há dois anos, distorção salarial de cerca de 72% entre um delegado em início de carreira e um policial com 30 anos de serviço, revisão do vale-refeição, que há cinco anos é R$7,00, mesmo com a carga horária tendo aumentado de 30 para 44 horas semanais (os policiais pedem reajuste proporcional ao acréscimo de horas), reclamam da falta de efetivo, de estrutura nas delegacias (algumas sem computadores, sem viaturas com xadrez, com material de apreensão entulhando o ambiente, inclusive celas, oferecendo risco a vida dos presos e dos próprios policiais), além da discriminação que o Governo faz ao pagar 225% de gratificação de risco de vida aos delegados, enquanto os demais policiais recebem apenas 100%. 
O desestímulo é tamanho que do efetivo contratado pelo Estado de 2007 para cá, 38% já pediu exoneração, agravando o problema de falta de pessoal na Instituição, e sobrecarregando os que ficaram, que continuam pressionados para cumprimento das metas dentro do Pacto Pela Vida, mas não recebem o reconhecimento e a valorizacão profissional.

Nenhum comentário: