sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"Vivemos num federalismo de pires na mão", reclama braço direito de Eduardo Campos


(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)
O braço direito do governador Eduardo Campos (PSB) e secretário da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Tadeu Alencar (PSB) foi mais um a criticar o pacto federativo vigente no Brasil.


"Vivemos um federalismo de pires na mão. Não é possível um federalismo onde os municípios não tenham autonomia, sem uma clara divisão de prerrogativas, de competências, sem lastro que permita que os entes subnacionais possam desenvolver as políticas públicas", disse Tadeu Alencar.



"Você fica submetido", queixou-se, alinhando seu discurso ao de vários prefeitos no estado de Pernambuco, principalmente vinculados ao PSDB e ao PSB. A queixa dos gestores municipais se originam nas dificuldades financeiras pelas quais passam muitas cidades, consequência da redução do IPI prorrogada pela presidente Dilma, que afeta diretamente a arrecadação de Fundo de Participação dos Municípios (FPM).



Após seguidas queixas de prefeitos socialistas e tucanos no estado, o governador Eduardo Campos (PSB) puxou para si a discussão de um novo pacto federativo. A atitude de propor a rediscussão do pacto em meio à crise econômica internacional incomodou muitos petistas, que apostam que Eduardo Campos irá se candidatar à Presidência da República em 2014, em oposição à presidente Dilma (PT), hoje aliada do socialista

Nenhum comentário: