segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Leia sobre a matéria publicada hoje (05.11) no Jornal do Commercio Governistas Reagem à "nova oposição"



A movimentação da "nova" bancada de oposição no Recife, formada pelos vereadores eleitos Aline Mariano (PSDB), Priscila Krause (DEM), André Régis (PSDB) e Raul Jungmann (PPS), tem sido encarada com desconfiança pelos vereadores governistas. Os oposicionistas apresentam hoje à tarde, em entrevista coletiva, uma "carta de compromissos", na qual são elencados temas polêmicos como a extinção do "auxílio-paletó" - correspondente ao 14º e 15º salários -, do voto secreto e o estabelecimento de novos critérios para reajuste na remuneração. Segundo o vereador eleito Jungmann, o documento será enviado a todos os 39 integrantes da Casa José Mariano para que se posicionem publicamente sobre os pontos, principalmente, aqueles cotados para assumir a presidência da Câmara. Em troca, o nome que se mostrar a favor ao documento da oposição ganhará o apoio do bloco.
Para Jungmann, esse é um momento privilegiado para "fazer diferente". "Não está havendo discussão em torno de teses, de programa, apenas em torno de nomes. Os nomes são importantes, mas isso não é política. A discussão não começa pelos nomes. Precisamos abrir esse debate para a sociedade e não ficar só dentro da Casa", defendeu. O mesmo documento será entregue também a diversas entidades da sociedade civil, como a OAB, ONGs, ABI (Associação Brasileira de Imprensa), CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) etc. "Vamos chamá-los também para o debate. É preciso saber: a próxima legislatura vai manter o voto secreto? Por quê? E a corregedoria? A tribuna popular?", indagou Jungmann.

Embora seja Aline Mariano a eleita líder da oposição, é Jungmann quem tem sido o porta-voz da iniciativa. O vereador Carlos Gueiros (PTB), que integra a base governista, é um dos que enxergam com desconfiança essa movimentação do futuro vereador e ex-deputado federal. "Eu estou vendo um discurso de quem quer tomar a liderança da oposição. Raul não se conforma em não ser a estrela. Dá a impressão de que ele é o arauto da moralidade e que os vereadores da Casa não estão fazendo nada. Tudo isso, para mim, é um discurso repetido pois ele não sabe o que nós estamos resolvendo", contra-argumentou Gueiros. Ele lembrou que logo após as eleições um grupo de vereadores, incluindo Aline Mariano, se reuniu para debater os mesmos temas. "Essa história de independência do Legislativo, transparência, do 14º e 15º não é nova. Já tem proposta que está tramitando há muito tempo. E debatemos tudo isso na reunião", arrematou. O vereador Antônio Luiz Neto (PTB) é mais cauteloso. "Vamos ver quais as opiniões deles. Não conhecemos ainda. Vamos ter que analisar a forma como está sendo colocada. Mas é legítimo colocar o que se pensa", resumiu.

Nenhum comentário: