terça-feira, 27 de março de 2012

Aula sem professores e falta de respeito: o dia a dia na UFPE



professor
No semestre passado escrevi um texto no Acerto de Contas que deixou alguns professores do Departamento de Ciências Contábeis revoltados.
Denunciava ali a falta de compromisso de algumas pessoas com a Instituição, e principalmente com os alunos. Falei também que o Departamento nunca começava as aulas no dia certo. Sempre apresentava um problema diferente.
Isso doeu para muita gente, talvez porque a carapuça tenha servido.
E novamente isso volta a acontecer no curso de Administração, desta vez com três turmas ligadas à Faculdade de Direito e duas ao Departamento de Psicologia.
Hoje está fazendo exatamente um mês que começaram as aulas, e até agora ninguém deu o ar da graça por ali.
NINGUÉM!
aluno_na_lousa-estamos-sem-aula
Já recorri à Pró-Reitora, que deve ter dado uma dura, já que no outro dia os dois departamentos estavam dando expluicações, mas o fato é que até agora os alunos estão sem aula. Aliás, preciso ser justo e reconhecer que esta sempre se empenhou em resolver isto.
A justificativa dos departamentos é que estão realizando concurso para professor agora, e esta semana estariam assinando contrato.
As aulas acabaram em dezembro. Tiveram 3 meses para fazer um concurso para professor substituto, que não tem muita burocracia. Mas deixaram, para variar, para o início das aulas.
E por que diabos outro professor não assume o lugar e depois o Departamento compensa as faltas, se organizando internamente?
No meu Departamento tivemos um problema com a licença de um professor, que por motivos de saúde não está podendo comparecer. Nos organizamos internamente e outro professor está cobrindo o horário. Com isso, os alunos não se prejudicam.
Essa desorganização de contratações temporárias acontece todos os semestres e ninguém faz nada.
É uma vergonha.
O problema é que a Universidade se acostumou com essa bagunça institucional. Todo mundo na universidade acha isso normal, e o senso de responsabilidade parece que não dá as caras por lá.
E isso acontece com quase todos os cursos da Universidade. O Coordenador não pode fazer nada, porque nesta estrutura matricial bizarra, os chefes dos departamentos é que são responsáveis pelos docentes, mas a execução dos trabalhos fica a cargo dos cursos.
No fim, um fica responsável por passar a mão na cabeça do faltoso, ou da falta de professor, e o coordenador é que sofre as consequências. A cada dia fica mais difícil trabalhar na gestão da UFPE.
Na semana retrasada o Departamento de Direito me enviou uma provável contratada para duas cadeiras.
Esta em apareceu por lá dizendo que dava aula na Unicap em um dia a noite, e precisaria dar aulas aos sábados na UFPE para compensar este choque de horário.
Disse a ela que no meu curso ninguém dá aula de sábado e que o aluno não pode ser a vítima da falta de organização institucional.
Disseram que esta semana o professor aparecia, e agora passaram para a semana que vem.
São coisas que parece só acontecer a UFPE.
Pior ainda é o caso das disciplinas onde os professores só aparecem às vezes. Isso é uma minoria, mas acaba parecendo uma maioria, já que a Instituição fecha os olhos para este absurdo. No fundo mancham a imagens dos que são responsáveis, porque parece que são todos gatos do mesmo balaio.
E os Coordenadores e Chefes que ficam vigilantes, cobrando a presença, são vistos como pessoas a serem afastadas a todo custo pelo sistema.
Este se alimenta dele mesmo, apenas para manter o status quo.
A falta de respeito com os alunos com os alunos é de envergonhar.
E depois ficam se perguntando os motivos para os estudantes falarem da falta de compromissos de muitos.
Se olharem para o umbigo vão enxergar o tamanho do corporativismo que leva a situações como esta.

Nenhum comentário: