sábado, 10 de setembro de 2011

SINPOL X CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL


SINPOL X CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL


Colegas, como todos sabem, estamos na expectativa da conversão da minuta de decreto aprovada pela comissão do PCCV, aprovação esta, conseguida por unanimidade de seus membros, inclusive pelo próprio presidente do Sinpol. No entanto muitos servidores têm nos procurado para questionar o fato de vários membros do Sinpol estarem divulgando que o Curso de Formação Profissional não terá validade. Não consigo imaginar qual a intenção em estarem tomando este tipo de atitude, já que este curso está contemplado na minuta, e até agora o governo não se posicionou aprovando ou fazendo qualquer vetação sobre o assunto. Saliento que a forma como o Sindicato vem divulgando essa informação é bastante contraditória para uma instituição que deveria representar nossos interesses. Não estão simplesmente afirmando que conversaram com alguém do governo e souberam que o curso não teria validade. Estão sim, defendendo a idéia, com argumentos e explicações contrárias aos nossos interesses, de que o curso de formação não deve e não vai ter validade para o enquadramento. Infelizmente, o ponto de vista passado pelo Sinpol é literalmente condizente com os interesses do governo. Nosso sindicato, através de argumentos descabidos, está advogando para o governo, mais uma vez demonstrando um total despreparo para lidar com nossos anseios. O próprio presidente votou favoravelmente, mas sua equipe prega uma situação totalmente contrária ao que foi estabelecido.

Com essa situação podemos chegar a duas conclusões: Ou o presidente do Sinpol votou favoravelmente apenas pelo fato de que seria muito chocante o representante oficial de toda uma categoria ser o único a votar contra a inclusão de um curso que beneficiará uma quantidade enorme de pessoas, incluindo policiais lotados no interior, que ao longo dos anos não tiveram estrutura, nem incentivos para a realização de cursos, e os próprios aposentados, que embora venham dando tanto apoio ao Sinpol, estão recebendo a traição como presente de gratidão; Ou então, o senhor presidente não tem nenhum comando ou controle sobre sua equipe, já que seus membros estão repassando informações totalmente contrárias ao que foi discutido e estabelecido por uma comissão em que ele próprio é membro.
Colegas, é realmente muito difícil conseguir determinadas situações para a categoria se o Sindicato que deveria nos representar insiste em jogar contra, utilizando-se de estratégias e argumentações típicas de governo. A lei complementar que instituiu o PCCV não fez qualquer restrição com relação a validação de cursos, e a comissão, acertadamente, optou pela elaboração de uma minuta que viesse a beneficiar o maior número possível de pessoas.
Considero a validação do Curso de Formação Profissional para o enquadramento por qualificação bastante razoável e justa, já que em um passado bem recente esse curso era praticamente a única forma de capacitação para os integrantes da polícia civil. Devemos enxergar a situação de uma forma ampla, para que novas injustiças não venham a ocorrer. O Estado não pode cobrar algo que ele próprio não ofereceu.
Sérgio Siqueira.

Nenhum comentário: