domingo, 14 de agosto de 2011

Praças e mendigos: quem vamos proteger?


Praças e mendigos: quem vamos proteger?

Em nossa sociedade, existem pessoas que vivem sem dignidade e sem higiene, sem casa e sem comida, que são obrigadas a dormir em bancos de praça e, ainda por cima, os deixam todos emporcalhados. Isso é um problema, ninguém nega. Mas, acredite se quiser, tem gente que observa essa situação… e acha que o problema é o banco emporcalhado e a praça vandalizada!
Que a solução é ir lá, gradear a praça, expulsar os mendigos e tomar deles até essa camas improvisadas!
Por quantos mendigos você passou hoje?
Por quantos mendigos você passou hoje?

Qual é o real problema?

Se existem pessoas dormindo em bancos de praça, o problema é justamente existirem pessoas dormindo em bancos de praça.
O papel do Estado não é ir lá e proteger os pobres bancos de praça desses meliantes porcalhões, mas sim proteger essas pessoas, que são tão cidadãos quanto eu e você, das vicissitudes da vida: descobrir as causas de seus problemas, tentar resolver, oferecer um prato de comida, uma cama limpa, uma chuveirada.
Sim. Eu entendo que é chato você querer sentar pra ler em um banco da praça, ou seu filho querer brincar com os amiguinhos, e estar tudo emporcalhado, sujo, quebrado. Já passei por isso. Tenho empatia.
Mas você entende que essa sua (nossa) pequena inconveniência não é nada comparada à tragédia de existirem pessoas, tão gente quanto eu e você, que não tem outra opção a não ser dormir em bancos de praça?
Por favor, diz pra mim que você entende essa diferença. Diz pra mim. Por favor.

O Rio de Janeiro, o Globo, o horror

A prefeitura do Rio de Janeiro acabou de inaugurar a reforma da Praça Tiradentes no Centro. A nova versão, para desagrado de muitos cidadãos de bem, não tem mais grades – “o horror! o horror!”. Enquanto isso, a Prefeitura já sinalizou uma disposição de tirar as grades de todas as praças da cidade cujo projeto original não as incluía. (Na década de noventa, grande parte das praças da cidade foram sendo progressivamente gradeadas).
Matéria do jornal O Globo de hoje parece encarar a volta dos mendigos à praça como um problema urbanístico de primeira grand...


Enviado via iPhone

Nenhum comentário: