segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cobrapol integra Câmaras Técnicas do Conasp

 Cobrapol integra Câmaras Técnicas do Conasp  
     Na 10ª reunião do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) que acontece em João Pessoa, dias 13 e 14 abril, ficou definido que a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) vai integrar as Câmaras Técnicas da Conasp, cujo objetivo principal é elencar, avaliar e promover o aperfeiçoamento da normatização e estruturação, gestão da atividade policial e sistema de segurança pública, emitindo pareceres técnicos e elaborando propostas.
   
    Dentro deste rol de metas das Câmaras Técnicas, o presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, ficou responsável por organizar os trabalhos que irão rever o modelo atual das instituições de segurança pública. Para tal, serão promovidos seminários e fomentados debates sobre o tema; convidados especialistas para sistematizar as ideias e experiências de outros países e realizar estudos que apontem para uma reforma nas estruturas dos organismos policiais, tudo isso seguindo as orientações da 1ª Conseg. Essas atividades devem ser realizadas no período de maio a novembro deste ano.
   
    “É um desafio e tanto rever o modelo atual das instituições de segurança pública. Mas é necessário, especialmente porque toda essa discussão também passa pela questão salarial e pela criação de um piso nacional para a categoria”, argumentou Gandra.
   
    Mesmo com todas essas atividades, está mantido o calendário de mobilização em prol das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 446/300, que tramitam na Câmara dos Deputados na forma da Emenda Constitucional nº 2, e que criam o Piso Salarial Nacional para policiais civis, militares e bombeiros.
   
    Ainda na segunda quinzena de abril, serão realizadas uma série de ações no Congresso Nacional, incluindo atividades teatrais, para chamar a atenção dos parlamentares para a questão. A matéria foi aprovada em primeiro turno, mas teve sua tramitação suspensa desde março do ano passado. Também estão previstos atos em São Paulo e Cuiabá, respectivamente, nos meses de maio e junho.
   
    Por Giselle do Valle
    Fonte: Imprensa Cobrapol

Nenhum comentário: