segunda-feira, 18 de outubro de 2010

E para a PC??? - NADA - Formada 1ª turma de PMs mestres em Ciências Policiais

Olhem só o porquê da PM de São Paulo se considerar superior. E pior, tem motivos para isso. O próprio soldado, assim que sai da academia, já tem seu cargo garantido como 'superior'. Na PM de SP, há cursos 'internos' de formação superior para seus policiais, dando a todos a possibilidade de promoção. Agora, formaram a 1ª turma de Mestres em Ciências Policiais.

E a Polícia Civil o que faz para seus pares????

N - A - D - A.
Tânia - escripol em SP

Formada 1ª turma de PMs mestres em Ciências Policiais
Orador da turma e três primeiros colocados do curso assistem à cerimônia

Acompanhando as transformações globais e as novas propostas pedagógicas e educacionais, a Polícia Militar do Estado de São Paulo é a pioneira na implantação do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, ministrado pelo Centro de Altos Estudos de Segurança "Cel. PM Nelson Freire Terra" (Caes). Visando os estudos avançados sobre políticas, estratégias e sistemas de segurança pública, o primeiro curso de mestrado teve sua cerimônia de formatura realizada na manhã desta sexta-feira (15), ratificando a instituição como potência de geração de conhecimento.

A primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) – turma General Miguel Costa, composta por 130 capitães – sendo oito deles dos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul –, se formou em solenidade no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.

O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, acompanhado do coronel Álvaro Batista Camilo, comandante geral da Polícia Militar, participou da formatura e ressaltou a importância dos programas de pós-graduação para o aperfeiçoamento de oficiais. “Poucas instituições no Brasil e no mundo tem o aval do governo para implantar cursos superiores de polícia. A Polícia Militar paulista trabalha diariamente para que seus homens se aperfeiçoem nas Ciências Policiais”.

O esforço dos primeiros formandos e a excelência acadêmica alcançada pela Polícia Militar paulista foi ressaltada pelo comandante do Caes, coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda. “Este é um tempo consagrado a uma nova visão, em que o conhecimento possa trabalhar questões multidisciplinares”. O secretário de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt, foi o paraninfo da turma.

Reconhecimento

Dentre 130 alunos, o capitão Ironcide Gomes Filho foi o primeiro colocado, concluindo o curso com uma média de 99,173. O segundo colocado, o capitão Marcos de Castro Simanovic, que obteve a média de 99,073, contou emocionado sobre a importância da pesquisa na PM. “A qualificação de policiais militares é a chance de mostrar que temos trabalho em pesquisa científica que traz novidades para toda corporação”. Com pouca diferença do segundo colocado, o capitão Luis Gustavo Biagioni ficou em terceiro lugar na turma, com média de 98,817.

Primeiro curso de mestrado

Tendo na grade curricular disciplinas importantes como Políticas e Estratégias de Defesa Social; Direito Público Aplicado; Administração e Gestão de Polícia Ostensiva; Metodologia Científica; Ciências Sociais Aplicadas; e Direitos Humanos, os 130 capitães da Turma General Miguel Costa desenvolveram trabalhos e participaram de uma série de atividades, entre elas pesquisas científicas, seminários temáticos e congressos. Agora, todos estão aptos a galgar um degrau a mais na carreira militar, podendo ser promovidos a major e, posteriormente, a tenente-coronel.

Foram 1.980 horas/aula de um curso iniciado em 04 de novembro de 2009, com o objetivo de preparar os capitães ao oficialato superior.

Altos Estudos de Segurança

No Caes, os oficiais desenvolvem suas potencialidades e se aperfeiçoam para dirigir as diversas unidades da Polícia Militar e exercer funções na assessoria de planejamento em Estado Maior. “Este centro vem sendo forjado há décadas; nossa produção acadêmica atinge cerca de 4 mil obras cientificas. Todas as inovações importantes na polícia ostensiva e na preservação da ordem publicam passaram, nos últimos 25 anos, pelo Caes”, destacou o comandante do centro.

O Caes é um órgão de apoio de ensino de pós-graduação da Polícia Militar, subordinado à Diretoria de Ensino e Cultura (DEC). Desde janeiro de 2008, o Centro de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e o Curso Superior de Polícia (CSP) foram juridicamente reconhecidos, respectivamente, como programas de mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Turma General Miguel Costa

A denominação da turma ‘General Miguel Costa’ foi escolhida pelo desempenho e papel de Miguel Costa na segurança pública. Ele foi general da Força Pública, antiga denominação da Polícia Militar, secretário da Segurança Pública de São Paulo, comandante geral da Força Pública, 30 vezes campeão de tiro e hipismo nacional e internacional, entre outros títulos e feitos. Ele morreu em 02 de setembro de 1959, durante um programa na extinta TV Tupi, e seu funeral teve honras de secretário de Estado.

Thais Anzolin

Nenhum comentário: