terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Delegados de Polícia agora nas carreiras jurídicas típicas de Estado




Image
scrito por Fernando Lucas   
23 de dezembro de 2009
JANAÚBA -- No último dia 9, o governador Aécio Neves recebeu no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte, os delegados regionais de Polícia Civil e chefes de departamentos de todo o Estado, oportunidade em que o governador comunicou o envio à Assembléia Legislativa de Minas Gerais, de Proposta de Emenda Constitucional, que integra os delegados de polícia às carreiras jurídicas, típicas de Estado. A PEC 57 já está em tramitação na ALMG e, segundo a exposição de motivos do Governo, elaborada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Maria Paes Vilhena, pelo referido dispositivo, o cargo de delegado de Polícia Civil, privativo de bacharel em direito, passa a integrar, para todos os fins, as carreiras jurídicas do Estado.


Ainda, segundo o governador Aécio Neves, o acréscimo em questão vem resgatar reivindicação histórica e justificada dos delegados de polícia, para lhes reconhecer “status” de igualdade e importância frente a outras carreiras jurídicas típicas do Estado, uma vez que a atividade de polícia judiciária tem no delegado de polícia seu elemento central e grande protagonista, cujas habilidades estão a lhe exigir muito mais que grande senso de investigação, mas, principalmente, domínio cada vez mais complexo das especificidades das ciências penais.
Segundo o delegado regional de Janaúba, José Frederico Barbosa da Silva, diretor de Relações Públicas da Associação dos Delegados de Polícia de Minas Gerais (ADEPOLC-MG), que esteve presente na solenidade no Palácio da Liberdade, essa Emenda Constitucional representa um grande avanço para a carreira de delegados e contribui para o resgate da auto-estima da classe.
NA FOTO: Governado Aécio Neves, ladeado pelo delegado regional de Janaúba, Dr. José Frederico e por  Dr. Francisco Eustáqio Rabello, presidente da ADEPOLC/MG, durante solenidade no Palácio da Liberdade


Nenhum comentário: