sábado, 5 de dezembro de 2009

Operação Caixa Preta: Delegados aumentam arrecadação do Estado


arrecadacao
A atuação dos Delegados de Polícia é muito mais extensa do que o trabalho exemplar que a categoria realiza em busca do alcance e da superação de metas do Pacto pela Vida. Um dos indicativos disso é a Operação Caixa Preta realizada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (DECCOT). A iniciativa, executada pela equipe sob o comando do Delegado Francisco Rodrigues, auxiliou na arrecadação média de R$630 milhões em ICMS, no último mês de outubro. O valor é o maior registrado em todos os tempos.
“A Operação caixa preta foi deflagrada no dia 30 de setembro e teve por objetivo a apreensão de emissores de cupom fiscal adulterados que estavam sendo utilizados por verejistas dos ramos de supermercados, confecções e bijuterias”, afirma o Delegado. Ele informou que os equipamentos apreendidos foram adulterados por profissionais de assistência autorizada e não registravam as vendas do estabelecimento. Com a iniciativa, a arrecadação no setor de varejo foi 58% maior do que no mês anterior (setembro).
O sucesso da Operação aconteceu mesmo após 11 policiais terem deixado a DECCOT em 2009, por motivos profissionais variados. Além disso, durante esse ano a Delegacia não recebeu agentes de polícia, nem veículos, máquina fotográfica ou telefone celular. Francisco Rodrigues contabiliza um rendimento de 110% da sua equipe na ação, mesmo sem dispor de equipamentos especializados de investigação, como filmadora e rádio, além dos já citados.
Na execução da operação, que contou com 250 policiais civis e 98 auditores fiscais, foram apreendidas 137 máquinas adulteradas e 172 computadores. A equipe realizou busca e apreensão em 47 estabelecimentos comerciais e 11 pessoas foram presas. A importância da Operação Caixa Preta para a o povo pernambucano está demonstrada na cobertura jornalística realizada por veículos de comunicação como o Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário: