domingo, 13 de setembro de 2009

Sindicato nos embroma em relação à negociação salarial.

Olá pessoal

Quero aproveitar o corrente mês, que tem uma simbologia especial para muitos de nós, porque nos faz lembrar as mobilizações e o desfecho positivo da nossa luta para entrar na PCPE, para falar sobre algo que está me deixando muito irritada e com ojeriza: a posição do sindicato em relação à negociação salarial que se arrasta há muito tempo, sem nenhuma explicação ou satisfação por parte do sindicato para com a categoria. Muito se fala e se especula a respeito, uns dizem que em outubro teremos uma definição sobre a planilha do PCCV, outros falam que ganho salarial só mesmo no ano que vem. O fato é que o sindicato nos embroma há muito tempo, levando a crer que realmente estão jogando do lado do governo.

Fazendo uma retrospectiva, lembremos do ano da última eleição para governador, há quase quatro anos atrás, naquele tempo o sindicato falou que o projeto PCCV chegou na Assembléia Legislativa e não passou por pouco, alegaram que o lobby dos delegados atrapalhou porque eles se sentiram prejudicados com a possibilidade de ganho salarial do nível médio. Então, ficamos naquela época, com a promessa dos principais candidatos ao pleito eleitoral de que após a eleição teríamos uma definição. O atual

governador, que era um dos principais candidatos em 2004, chegou a dizer, segundo informação do presidente do SINPOL, que se eleito, implantaria o PCCV de imediato, pois a segurança era sua prioridade.

Eu pergunto: o que temos hoje?

Passado tanto tempo, o sindicato teve inúmeras oportunidades de pressionar o governo e não o fez. O que temos visto é nosso salário achatando cada vez mais, vários colegas tendo que vender até a alma para não perder uma chefia ou um pluri e o sindicato nem aí para a situação. O poder de compra de nossos vencimentos é inferior ao que ganhávamos quando entramos na instituição, só para ter uma idéia, nosso salário era maior que o da Bahia, de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Paraíba, hoje, estes Estados pagam melhor do que Pernambuco, o sindicato nem sequer pressiona para que tenhamos direito à bolsa-formação do SENASP, nem tenta agregar benefícios que trariam alguma vantagem financeira como um todo.

Mas, afinal de contas, aonde eu quero chegar com toda esta história? É simples, a forma que encontrei de mostrar toda a minha insatisfação é retirar minha contribuição sindical, porém gostaria de fazer isso de uma forma conjunta e bem planejada: a minha idéia é aguardar até outubro para ver se o sindicato apresenta alguma coisa relevante para categoria, um ganho salarial real e com implantação imediata, caso contrário, já sei que vão tentar embromar de novo, porque ano que vem é eleição e aí veremos a reprise do filme.

Após outubro, caso nada aconteça, poderíamos juntar todas as pessoas que estão insatisfeitas como eu, em um grande grupo, formalizar um documento solicitando o cancelamento em massa de nossas contribuições e protocolar no sindicato com a presença de todos envolvidos e da imprensa, o que acham?

Pelo menos, desta forma, não estaremos compactuando com uma gestão medíocre, pelega e acima de tudo contra os interesses da categoria. Com meu dinheiro não!

Vamos ensiná-los a nos respeitar. Quero ver um sindicato se sustentar sem apoio dos seus. Quem sabe poderemos até forçar uma nova eleição, só que com urna eletrônica.

Peço que repassem para o maior número de pessoas, pois desta forma estaremos formando uma corrente a nosso favor.

Francilene

Um comentário:

Anônimo disse...

LAMENTÁVEL A SITUAÇÃO QUE CHEGOU O SINPOL; POIS QUANDO A CATEGORIA PERDE A CONFIANÇA NAQUELES QUE DEVIAM REPRESENTÁ-LOS A FIM DE GARANTIR UMA SITUAÇÃO DIGNA E JUSTA DE TRABALHO, ESSAS PESSOAS INSISTEM NUMA SEQUÊNCIA DE ATITUDES QUE NOS DESAPONTAM E ENTRISTECEM.
TALVEZ OS ADMINISTRADORES DO SINPOL NÃO TENHAM A NOÇÃO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO, MAS EU VEJO UMA COISA GRAVÍSSIMA; A PERDA DA ALTO ESTIMA, ORGULHO, SATISFAÇÃO EM SERMOS POLICIAIS CIVIS EM PERNAMBUCO. DIGO ISSO PORQUE TENHO VISTO COLEGAS QUE SEM ESPERANÇA E SEM VONTADE DE EFETIVAMENTE FAZER UM BOM TRABALHO A FAVOR DA SOCIEDADE PERNABUCANA. SABEMOS QUE NÃO TEMOS APOIO DA GRANDE MAIORIA DOS NOSSOS SUPERIORES E QUE ELES POR DIVERSAS VEZES JÁ NOS DERAM PROVA DO SEU INDIVIDUALISMO... SE ISSO NÃO BASTASSE, PERDEMOS O APOIO DO SINDICATO, POIS ESSE TEM SE MOSTRADO OMISSO EM MUITAS SITUAÇÕES; CITAREI APENAS DUAS: PRIMEIRO O ABSURDO DO ART. 14, ONDE SOMOS CONDENADOS ATÉ MESMO ANTES DE UM JULGAMENTO JUSTO; UMA VERDADEIRA CARNIFICINA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E FINALMENTE A EMBROMAÇÃO A VERGONHA QUE ESTÁ SENDO A NEGOCIAÇÃO DA NOSSA PLANILHA FINANCEIRA; PASSARAM-SE OS SEIS MESES DO PRAZO QUE CONSTA NA SUA APROVAÇÃO INICIAL E ACHANDO POUCO O SINDICATO GENTILMENTE CONCORDA COM MAIS TRÊS MESES.
ACREDITO QUE É CONFORTÁVEL A SITUAÇÃO DOS DIRIGENTES DO SINPOL; TALVEZ ELES TENHAM ALGUMA HERANÇA QUE DESCONHECEMOS E NA VERDADE SÃO PESSOAS RICAS E AFORTUNADAS; PARABÉNS PARA TODOS ELES.

EU POR OUTRO LADO SOU POLICIAL CIVIL NO ESTADO DE PERNAMBUCO E TENHO PLENA CONSCIÊNCIA DE MINHAS OBRIGAÇÕES COMO PROFISSIONAL DE POLÍCIA E APESAR DOS OBSTÁCULOS, QUE NÃO SÃO POUCOS, SINTO-ME ORGULHOS POR ISSO.

AQUELES QUE ACREDITAM QUE PODEMOS MODIFICAR A SITUAÇÃO ATUAL DO SINDICATO ATRAVÉS DAS URNAS, MESMO AS ELETRÔNICAS; DESCULPE-ME MAS EU NÃO ACHO ISSO POSSÍVEL. DEVEMOS LEMBRAR QUE ELES TEM A "MÁQUINA" NA MÃO; ELES TEM O APOIO DO PT E DE DIVERSAS CENTRAIS SINDICAIS. ELES TEM O PODER ECONÔMICO E ALÉM DISSO POSSUEM ALGO QUE ELES PRESAM MUITO, A DESIFORMAÇÃO DA MAIORIA DA NOSSA CLASSE.
GOSTARIA DE FINALIZAR ALERTANDO A TODOS O MOTIVO DO ESTADO MÓRBIDO DO SINPOL, ISSO MESMO; O SINDICATO ESTÁ MUITO DOENTE, DESFALECENDO A CADA ANO, DIRIA QUE NUNCA ESTEVE TÃO RUIM... ELE CONTRAIU UMA DOENÇA GRAVÍSSIMA E QUE CONTAGIOU A TODOS NA SUA DIREÇÃO, CHAMA-SE POLÍTICA PARTIDÁRIA. OS DIRIGENTES DO SINDICATO ESQUECERAM DE ONDE VIERAM E PREOCUPAM-SE A ALCANÇAR POSIÇÕES EM DIVERSOS CARGOS POLÍTICOS, SEJA NA CÂMARA MUNICIPAL, ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, PREFEITURAS E CÂMARA FEDERAL. O ENGRAÇADO É QUE UM DOS NOSSOS REPRESENTANTES QUANDO QUIZ SE ELEGER VEREADOR, SUBIU AO PALANQUE E AFIRMOU QUE SEU OBJETIVO ERA FORTALECER A CATEGORIA POLICIAL, FORTALECER NOSSA REPRESENTATIVIDADE; PORÉM O CONTRÁRIO FOI O QUE DE FATO ACONTECEU; ACHO QUE ELE HOJE DEPUTADO ESTADUAL, NEM SEQUER LEMBRA DA SUAS ORIGENS; POIS GERALMENTE SÓ APARECE EM VESPERA DE ELEIÇÃO, COMO TODO BOM E RESPEITÁVEL POLÍTICO.

MINHA SUGESTÃO É MOBILIZEM-SE; ACREDITEM PRIMEIRAMENTE EM DEUS E EM SEGUNDO LUGAR EM SI MESMOS EM SUA CAPACIDADE DE CRIAR, TRABALHAR E DESENVOLVER GRANDES COISAS PELA SUA FAMÍLIA, SEU TRABALHO E PELA SOCIEDADE PERNAMBUCANA; E APÓS ESGOTAREM-SE TODAS AS SUA POSSIBILIDADES, LÁ EM MILÉSIMO LUGAR, ACREDITEM NOS ADMINISTRADORES DO SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO.

UM FORTE ABRAÇO,

OLAVO SILVA