terça-feira, 22 de setembro de 2009

Panela de pressão

Enquanto o governo faz festa em torno de resultados alcançados a partir de ações do Pacto pela Vida, parte dos responsáveis por alguns índices alcançados, os delegados de polícia, chiam. Há um visível ar de impaciência na categoria com a falta de respostas do Palácio das Princesas às reivindicações de aumento de salário.

Falhas na investigação

Publicado em 19.09.2009 no Jornal do Comércio

JC NAS RUAS

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe) começa a traçar, na próxima segunda, um diagnóstico das condições de trabalho nas delegacias. Para isso, vai promover reuniões com os profissionais da Polícia Civil e apurar informações sobre rotina, material e quantidade de pessoal de que dispõem para atuar nas investigações. Os resultados servirão de base para propor medidas de recuperação e pressionar o governo a investir no setor.

Há anos, a categoria chama a atenção para a falta de infraestrutura das unidades policiais. A maioria funciona em prédios velhos, cheios de infiltração, com móveis quebrados e menos agentes que o necessário. O Pacto pela Vida começou a restaurar edifícios e equipou parte das delegacias com novas viaturas, mas ainda está longe de atender à demanda. Os aprovados no concurso da corporação também reclamam da lentidão do Estado em convocá-los para trabalhar.


Apesar de 800 agentes e 459 escrivães terem sido chamados em 2008, o déficit chega a quase cinco mil. Hoje, 3.188 ainda esperam nomeação. Muitas delegacias do interior não têm plantão ou funcionam com um só agente. Enquanto a lacuna não for preenchida, a Polícia Civil ficará vulnerável para fazer apreensões e investigações. Afinal, uma polícia bem preparada e equipada é mais eficiente e ajuda a diminuir a sensação de impunidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

ACHO ENGRAÇADO QUANDO LEIO ESSA MATÉRIA; POIS QUANDO ENTREI NA ANTIGA SSP EM 1987, PASSEI QUATRO ANOS E 4 MESES DORMINDO EM CIMA DE JORNAIS E PAPELÕES; ENQUANTO NAQUELA ÉPOCA A ÚNICA SALA QUE DISPUNHA DE AR CONDICIONADO, ERA DOS DELEGADOS... QUEM TEM MAIS DE QUINZE ANOS NA PROFISSÃO SABE QUE NÓS SÓ TIVEMOS ACESSO A UM POUCO MAIS DE CONFORTO A POUCO MAIS DE CINCO ANOS... NOSSOS EQUIPAMENTOS DE TRABALHO SEMPRE FORAM SUCATEADOS, ASSIM COMO NOSSAS INSTALAÇÕES, PRINCIPALMENTE OS SANITÁRIOS. HOUVE UM TRABALHO FEITO POR PESQUISADORES DA UFPE, ONDE FOI "DENUNCIADO" O PÉSSIMO ESTADO DE NOSSAS DELEGACIAS. TIVEMOS ALGUMA MELHORA, SIM, MAS ISSO SE DEVE A VERBAS DO GOVERNO FEDERAL E NÃO POR MOBILIZAÇÃO DE POLÍTICOS EM NOSSO ESTADO, E NEM TÃO POUCO PORQUE ALGUM DELEGADO SE SENSIBILIZOU COM NOSSA SITUAÇÃO.
ACREDITO QUE ELES BUSCAM FORMAS DE PRESSIONAR O GOVERNO PARA QUE TENHAM O SEGUINTE:
1- UM AUMENTO DIFERENCIADO; QUE SABE EQUIPARADO OU PRÓXIMO AOS PROMOTORES;
2-DESEJAM RECEBER O MONTANTE, DINHEIRO, REFERENTE A CAUSA QUE GANHARAM DA GRATIFICAÇÃO DE RISCO DE FUNÇÃO POLICIAL; A QUAL CHEGA EM ALGUNS CASOS A MAIS DE DUZENTOS MIL REAIS PARA CADA DELEGADO.

TEMOS VISTO E PRESENCIADO A SOBRECARGA DE TRABALHO DE MUITOS POLICIAIS, MUITOS DESSES, OBRIGADOS A PARTICIPAR DE RONDAS DUAS VEZES POR SEMANA E AINDA CUMPRIR UMA JORNADA DE PLURI-EMPREGO...MAS OS DELEGADOS NÃO SE MOSTRAM PREOCUPADOS NEM MESMO COM O DESVIO DE FUNÇÃO; POIS POLICIAMENTO OSTENSIVO NÃO CABE A NÓS, POLICIAIS CIVIS.

CHEGA DE DEMAGOGIA; A GRANDE MAIORIA DOS NOSSOS DELEGADOS ESTÃO NA VERDADE PREOCUPADOS COM O SEU BOLSO; SEUS CARGOS COMISSIONADOS,CHEFIAS, PROMOÇÕES E PRIVILÉGIOS QUE POSSAM ALCANÇAR.