quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Carta de um Policial Civil do RJ

Amigos, às vezes o óbvio precisa ser dito e o redundante, expressado novamente.

Divulgo a teoria de que os baixos salários das Polícias do Brasil e as políticas de segurança são mantidas nessa condição de caso pensado.

Acho que não é falta de recursos, prioridade ou inépcia administrativa.

A Polícia é pisoteada, humilhada, desmoralizada pelos governantes e daí pela Sociedade, de propósito.

Por que?

Paremos para pensar. A única entidade que pode provar a autoria de um crime e que tem estrutura para assim agir no âmbito nacional são as Polícias Civil e Federal. Quem tem a obrigação de receber a "noticia crime", tomar declarações, periciar, pedir quebra de sigilos, acarear, etc, são estas duas Polícias.

A Polícia Judiciária é a única que tem a função constitucional de "traduzir para linguagem judiciária o fato delituoso". Sem essa tradução não há julgamento.

O Magistrado julga aquilo que está escrito no Processo Penal, oriundo do Inquérito Policial, o qual por sua vez é feito pelo…? Inspetor de Polícia, todos nós sabemos como funciona.

Sendo assim, o inquérito policial, o principal meio que o Estado dispõe para apurar a autoria de um crime e conseqüentemente punir o autor é feito pela Polícia Civil e Federal. Portanto, um Inquérito mal feito absolve o culpado.

Aí está a chave do enigma: "quem condena ou absolve é a Polícia através do inquérito". Os Ministérios Públicos, mesmo que a lei venha a permitir, não têm estrutura para absorver a tarefa.

Isto posto, lembro que a Polícia que apura o furto de celular é a mesma que apura a corrupção, o superfaturamento, os cartéis, os crimes de favorecimento, a sonegação fiscal, crimes financeiros etc.

Todos estes, crimes comumente praticados por… governantes criminosos..Ou seja, a Polícia Judiciária é a única entidade que pode impedir, através da punição, um governante corrupto e seus asseclas de saquear o erário público.

Agora eu pergunto: quais as maneiras de se controlar e anular, numa "democracia", uma entidade que detém tanto Poder? (É, Poder sim, todos os ditadores primeiramente controlavam a Polícia, o Exército e a imprensa. Não à toa, Edgard Hoover ficou "quarenta" anos na direção do FBI).

A resposta: desacredita-la, desmoraliza-la, sub dividi-la. Como? Pagando pouco; escolhendo seu chefe convenientemente; colocando a Sociedade contra ela; mantendo-a técnica e tecnologicamente atrasada; exaurindo seu efetivo; prejudicando sua estrutura funcional e administrativa; provocando brigas internas; prestigiando e promovendo as PMs; anulando o ser humano, o policial.

Exatamente o que acontece com as Polícias Civis.

Os policiais são empurrados para corrupção ou para o segundo emprego.

Por quê? Porque das duas maneiras estão cometendo infrações, ou penais ou administrativas.

Por ganhar pouco, precisam trabalhar perto da residência, ficando sujeitos às "punições geográficas" e não podem contratar um advogado para cuidar de seus direitos administrativos. Assim ficam vulneráveis, o que os torna mais fácil de controlar.

Amigos, os policiais do Brasil são manipulados e anulados de forma a permitir que a nação seja saqueada.Esse é 11º país onde circula mais dinheiro no planeta. Imaginem se nas delegacias de cada cidade do Brasil houvesse um setor de crimes contra a administração pública. Nem isso, mas se a população soubesse que todas as denúncias de corrupção fossem seriamente investigadas? Tudo seria diferente. A Polícia seria admirada e respeitada.

Obviamente todos os Policiais sabem de tudo o que escrevo aqui, porém quem não sabe é a Sociedade.


O cidadão comum não sabe quais são os trâmites existentes entre a noticia crime e a condenação.

A Sociedade:

- não sabe porque existem duas polícias estaduais;

- não sabe que policial militar não é uma Autoridade Policial, nem o comandante geral da PM;

- não sabe que a PM não tem a atribuição de interagir com o Judiciário;

- não sabe que outras classes de funcionários públicos recebem salário muito maior do que os dos policiais;

- não sabe que a Polícia Civil pode e deve investigar políticos corruptos, empresários milionários corruptos, funcionários públicos corruptos.

Enfim, a Sociedade não sabe que a Polícia Civil é o gargalo por onde passa a apuração de todos os crimes e é controlada justamente por aqueles que cometem os maiores crimes, o político governante corrupto.

A Sociedade não sabe o tamanho da corrupção que nos cerca. Só enxerga o que a mídia, controlada pelos governantes, lhe informa. A Sociedade não entende porquê os sindicatos das polícias civis não conseguem bons resultados e porquê a classe é tão desunida.

Colegas, tentem se lembrar de quando não eram policiais. ESSA é a visão da Sociedade brasileira.
Amigos, a única forma da Polícia Judiciária ser valorizada é através do clamor público.
Apenas greve, ajuda, mas não adianta. A única coisa que faz um político agir é a opinião pública, a vontade do Povo.

Minha sugestão é que se parta do princípio de que o "nosso cliente", nosso verdadeiro chefe, a Sociedade brasileira, não compreende e não conhece nosso trabalho. É preciso mudar essa condição. Aí sim, essa profissão maravilhosa, que tem por finalidade combater o Mal, literalmente, terá chance de cumprir sua missão.

Deixo quatro frases, que fazem muito sentido para o policial brasileiro:

- "Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve".

- "O Juiz que ganha R$ 25.000,00 de salário julga o que o Inspetor de Polícia, que ganha R$ 1.500,00, escreve no inquérito".

- "A Polícia Civil é igual a um elefante amarrado a um banquinho"

- "A Justiça é cega. A Polícia é sua visão".

Nenhum comentário: