segunda-feira, 18 de maio de 2009

CARTA DE ALERTA

Infelizmente, os servidores públicos dos diversos cargos da Polícia Civil de Pernambuco vêm passando por uma situação “terrível”, que não se sabe ainda a que níveis poderá chegar. É um verdadeiro cerco de adversidades que vêm deixando os policiais, de uma forma geral, encarcerados no sistema que foi estabelecido. Diante de tantos obstáculos, tais como: aumento de carga horária sem correspondente aumento de remuneração; promoção travada por conta de conveniências políticas; PCCV aprovado, mas até o momento sem nenhuma regulamentação; sindicato desacreditado e desarticulado; e outras situações que se somam e nos colocam em um cenário caótico, a situação se torna crítica.

Vale ressaltar a desmobilização e a divisão que as polêmicas gratificações (chefias e pluriempregos) vêm causando entre a categoria. Para o governo do Estado parece mais prático, conveniente e estratégico, tentar minimizar os precários níveis salariais vigentes na segurança pública – entre os piores do país – com a concessão de gratificações a determinados setores em detrimento de outros. Por não atingirem a todos, esta situação divide e cria disputas dentro da categoria na medida em que cada um busca garantir algum rendimento extra ao seu salário. Tudo isso só favorece o controle do Estado sobre a categoria. Vale salientar que tais gratificações – embora representem uma ajuda a quem as recebe – são provisórias, pois podem ser removidas a qualquer tempo, sem possibilidade de incorporação permanente às remunerações dos servidores.

Tal estratégia governamental é uma verdadeira armadilha! Pois uma parcela dos que recebem as tais gratificações tende a se acomodar com a situação, e uma outra, embora consciente dos prejuízos, torna-se refém. A que se acomoda, por não atentar para dias futuros, contenta-se com a satisfação momentânea que esses falsos aumentos financeiros lhe proporcionam. A outra parcela, embora consciente dos aspectos negativos que essa situação gera para a categoria, fica aprisionada pela situação; pois, diante da remuneração medíocre e miserável recebida pelos policiais no nosso Estado, ficam sem poder abrir mão dessas gratificações, as quais lhes garantem muitas vezes a mensalidade escolar dos filhos ou a quitação de várias responsabilidades do dia-a-dia. É cruel! Por um lado, uma parte da polícia não recebe tais gratificações, o que é extremamente injusto, pois não existe clareza quanto aos critérios utilizados para a distribuição das gratificações; por outro lado, os que as recebem, diante do já exposto, também se tornam vítimas, já que se tornam “escravos” da situação, não podendo sequer exercer o direito constitucional de reunião, ou de participar de uma assembléia sindical sem o risco de veladamente perderem seus postos e, como acontece costumeiramente, serem removidos arbitrariamente sem qualquer justificativa.

Diante do exposto, é fundamental que os policiais se indignem, e que cada um comece a dar sua colaboração. É necessário exigir de nosso Sindicato uma representação digna e consistente junto ao governo, representação essa, que garanta a concretização de nossas necessidades. É preciso que o SINPOL faça valer nossa voz e que abandone as promessas vazias que nunca vingam! Quanto a nós, policiais, o único caminho é participar mais, cobrar mais e pressionar pelo que é justo e ideal para TODA a categoria!

5 comentários:

Anônimo disse...

cONCORDO com o companeiro Sérgio, em todos os aspectos e na minha opinião a semente da mudança está sendo semeada com o lançamento desse blog. Nós policiais devemos fortalecer e incentivar iniciativas como essa. Parabéns e vamos para frente com união e força!

Anônimo disse...

no seu comentário você não se refere a novas contratações de agentes da PC por que? já que o defict é enorme e temos ai 2000 aprovados do último concurso.ENQUANTO QUE A PM JÁ CHAMOU TODOS OS APROVADOS O GOVERNO FICA ENRROLANDO PARA CHAMAR OS AGENTES. AI FICA DIFICIL ACREDITAR EM VOCÊ E MARINHO. TUDO IGUAL, QUANDO EU ENTRAR NÃO QUERO NEM OUVIR FALAR EM SINDICATO!

Anônimo disse...

Sou anônimo nâo.
Abaixo ne edentifico.
Muito importante o seu comentário, amigo Sérgio. Mas o que você sugere que façamos para lutar em busca da garantia de nossos direitos? O que você já fez até hoje? Falar de quem está trabalhando é muito bom meu caro. O SINPOL-PE está trabalhando sim. Não sou funcionário, não. Sou apenas um sindicalizado que acompanho a luta de NOSSA VOZ. O que o senhor tem feito? Acha mesmo que o melhor caminho é andar apenas criticando as ações de nossa classe? O senhor mesmo já foi candidato ao posto de presidente do SINPOL-PE e já tem a prova de que a classe está satisfeita com a direção que tem atualmente, e por que o senhor fica com essas críticas? É para fortalecer algum tipo de oposição, meu colega, ou é apenas para agitar? Quer meu minha companhia para oferecermos ajuda ao presidente Marinho? Ora, quem sou eu para oferecer a presença para lhe acompanhar até o SNPOL-PE?... Se acha que posso ajudar, me responda como. Vá disculpando meu desabafo colega, apenas opnei porque o senhor me pediu.
Sou Alberto do Plantão de Boa Viagem 4ª turma e sou voluntário na Capelania da PCPE.

Anônimo disse...

Acho que o desempenho do Sindicato é realmente abaixo do esperado. Acho que o primeiro passo a ser dado é participar mais, pra que novos líderes possam surgir e a linha de trabalho possa ser renovada. Acreditar que tudo está no caminho certo é perigoso! Não devemos defender A ou B. Temos que analisar a situação e decidir pelo que é melhor pra os policiais!

Anônimo disse...

Caro colega Sérgio, parabéns pela iniciativa. A informação pode ser o início de mudanças.