quinta-feira, 28 de março de 2013

Entra no ar o Colab, a rede social de controle da cidade


Hoje entrou no ar o Colab, que é uma rede social com o objetivo de integrar os cidadãos a participarem da cidade.
A ferramenta é simples e tem uma finalidade importante: denunciar as irregularidades e propor alternativas à melhoria da cidade. Foi desenvolvida por uma empresa do Porto Digital, a Quick, e a participação é gratuita.
Esta rede é acoplada ao Facebook, então não precisa fazer novo cadastro, apenas permitir que se use os dados do próprio Facebook.
A página está no seguinte link: http://colab.re/
Lá você possui três abas: Fiscalize, Proponha e Avalie. Também tem app para Android e IOS.
A ideia, pelo que pude entender do aplicativo/rede, é baseada no modelo de fiscalização da cidade de Boston, chamado Citizens Connect. Lá o cidadão, ao ver uma irregularidade, como um carro estacionado em local proibido, pode fotografar, anexar ao app, e rapidamente a Prefeitura começa a atuar, inclusive dizendo as providências tomadas.
Do ponto de vista da ordem urbana, não há nada mais avançado do que chamar a população para colaborar.
Pelo que soube, em Recife a Prefeitura não quis fazer o mesmo por ainda não estar estruturada para fiscalização.
Mas hoje em dia se demorar a população acaba resolvendo, e o Colab é justamente isso. No fundo pode ajudar a fazer o elefante público se mover.
A rede é georeferenciada, tendo a cidade como espaço de referência. O que quero dizer é que não apenas Recife poderá fazer parte, mas qualquer município. O que vai determinar se a rede vai pegar na cidade é justamente a participação das pessoas.
Se tiver uma grande participação, que acredito que terá, a população estará fazendo sua parte. Caberá ao Poder Público fazer a sua.


Nenhum comentário: