quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tumulto e bate-boca marcam passagem de blogueira cubana pela Câmara



Ouça a matéria
A passagem da blogueira cubana Yoani Sánchez pela Câmara foi marcada por tumultos e bate-bocas. Ela foi convidada pelo deputado Otávio Leite, do PSDB do Rio de Janeiro, para uma homenagem da Casa e foi recebida por dezenas de parlamentares e jornalistas. De passagem pelo plenário, a blogueira foi recepcionada pelo presidente da sessão, Simão Sessim, do PP do Rio de Janeiro, e provocou protestos dos deputados Ivan Valente, do PSOL de São Paulo, Amauri Teixeira, do PT da Bahia, e Alice Portugal, do PC do B da Bahia, por ter interrompido a sessão. A blogueira veio à Câmara com o cineasta Dado Galvão, diretor do filme Conexão Cuba-Honduras para uma visita de cortesia.
A homenagem ocorreu na sala da Comissão de Constituição e Justiça e, antes de chegar ao local, a blogueira foi alvo de manifestações contra sua presença aos gritos de viva Fidel, viva a revolução e mercenária.
Os manifestantes ficaram do lado de fora. O deputado Otávio Leite teve dificuldades em começar a homenagem.
Yoani Sánchez agradeceu a acolhida e disse que pôde confirmar o que havia sido dito por um amigo brasileiro: que o povo brasileiro é como o povo cubano, mas tem liberdade.
"A Assembleia Nacional, o parlamento do meu país tem um triste recorde, tem uma triste história: nunca disse não a uma lei, nunca houve um debate como o de hoje em que há diferenças, opiniões, diferentes óticas, em meu país isso é impossível. Mas meu sonho é que um dia não somente nós, cubanos, possamos nos expressar com liberdade, mas que o parlamento seja um parlamento em que se escutem todos os tipos de vozes."
O cineasta Dado Galvão contou as dificuldades por que passou ao fazer o filme e pediu investigações sobre a denúncia feita pela revista Veja de que espiões cubanos estariam no Brasil acompanhando a viagem de Yoani.
O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, apresentou, no Senado, um requerimento convocando os ministros da Secretaria Geral da Presidênciada República, Gilberto Carvalho, e das Relações Exteriores, Antônio Patriota, além de um convite ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez.
"Estamos convocando os ministros para que venham ao Senado. A Câmara dos Deputados, da mesma forma. É preciso que o governo se pronuncie, enquanto afrontam a soberania do Brasil, enquanto praticam ilegalidades, são assistidos pelo silêncio da autoridade nacional."
Os líderes do PSDB, Carlos Sampaio, do DEM, Ronaldo Caiado, e do PPS, Rubens Bueno, se manifestaram em apoio a Yoani e pediram desculpas em nome do parlamento pelas agressões recebidas. Após a reunião e a saída da blogueira, houve uma confusão entre manifestantes pró e contra Yoani. E o deputado Mendonça Filho, do DEM de Pernambuco, chegou a ser agredido. Ele encaminhou nesta semana à Mesa da Câmara um requerimento pedindo que a Polícia Federal assuma a proteção à blogueira durante sua estada no país e que investigue a atuação de um funcionário da Secretaria Geral da Presidência Ricardo Augusto Poppi no suposto plano de espionagem a Yoani no Brasil. (De Brasília, Luiz Cláudio Canuto - Rádio Câmara).

Nenhum comentário: