domingo, 2 de setembro de 2012

DEIXEM A CICLOFAIXA EM PAZ!


Deixem a ciclofaixa em paz!

set 1, 2012 by     122 Comentários    Postado em: Atualidades
Neste momento está acontecendo um protesto contra o binário de Parnamirim, implantado pelo prefeito João da Costa.
Para entender um pouco a polêmica, há um mês a Prefeitura acabou com a via dupla nas Estradas do Arraial e do Encanamento, em Parnamirim, causando uma série de transtornos ao trânsito local.
O problema basicamente está no fato de que a totalidade dos carros passou a encarar a Praça de Parnamirim, já reduzida parcialmente pela Prefeitura para privilegiar os automóveis.
Paralelo a isso foi introduzida uma ciclofaixa nas avenidas, retirando espaço dos automóveis.
O protesto neste momento passa por duas reivindicações, uma explícita e outra implícita.
A explícita é o pedido de reversão do trânsito, voltando a ser como antes. O segundo é a desconstrução da ciclofaixa para que os possantes automóveis da classe média alta possam se locomover.
Em outras palavras….é o protesto pela mobilidade do andar de cima.
Ora…se quiserem inverter o trânsito, que o façam, mas deixem a ciclofaixa em paz!
O argumento é o mesmo: não cabe uma ciclofaixa ali.
Ah é?
O que não cabe é tanto carro.
Ninguém cobrou da Prefeitura de João Paulo e Roberto Magalhães a não construção dos espigões da Moura Dubeux e Queiroz Galvão nos bairros de Casa Forte e Casa Amarela. Mas na hora que o negócio estoura, descem dos espigões para garantir a “mobilidade”. Quando a Prefeitura resolve modificar um pouco o cenário bizarro de cidade o andar de cima resolve protestar.
E eu digo mais…sou a favor que coloquem uma faixa de ônibus ali, deixando apenas uma para os carros, que deveriam estar em casa.
Por que o povão de Casa Amarela, que anda de ônibus, precisa enfrentar o mesmo trânsito que o bonitão que anda na sua Hilux?
Talvez se o andar de cima estivesse andando no “espetacular” busão gerenciado pelo Governo do Estado, estaria neste momento protestando por algo mais digno: a melhoria do transporte público.
A ciclofaixa do binário ainda não é uma maravilha dinamarquesa ou holandesa, como podemos ver no vídeo acima, mas é o começo de uma mudança de mentalidade. É preciso educação e punição para os motoristas, e também o mínimo de reforma nas calçadas para os pedestres.
O outro argumento falacioso é de que é preciso integração entre as ciclovias.
Mas e daí se é só naquele espaço por enquanto? Melhor ter só ali e ir aumentando do que deixar os ciclistas sem segurança em 100% das ruas.
Espero que o prefeito João da Costa sustente sua posição a favor da ciclofaixa, e não faça como seu antecessor, JPLS, que de maneira patética modificou a ciclovia da Avenida Boa Viagem para que fizessem estacionamento à beira-mar, após o projeto concluído. Tudo isso para que os donos de automóveis pudessem estacionar sem andar muito para ir à praia.
O resultado foi aquela ciclovia perigosa da avenida, com curvas acentuadas.
João da Costa tem nosso respeito por essa posição.
E espero que não se mostre um fraco, como seu bisonho antecessor.
E se não ficou claro, repetimos:
DEIXEM A CICLOFAIXA EM PAZ!

Nenhum comentário: