sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Deliberações da Assembleia têm objetivo de incomodar o Estado


Escrito por Claudia   
Qui, 23 de Agosto de 2012 13:08
Na noite desta quarta-feira (22/08), os policiais civis de Pernambuco construíram, à base de muito debate, três encaminhamentos para incomodar o Estado, sem ferir a legalidade. "Pra gente continuar mobilizado e demonstrando a insatisfação geral, além de cobrar a legalidade que o Governo diz estar cobrando da categoria", defendeu Cláudio Marinho, presidente do sindicato, anunciando a orientação de que a partir desta quinta-feira (23/08) todos os policiais civis devem seguir rigorosamente a Operação Cumpra-se à Lei; que toda quarta-feira será realizado um ato de protesto em local público, com distribuição de carta aberta à população, expondo a situação de trabalho da Polícia Civil; e que será formada uma comissão para fiscalizar e denunciar o descumprimento de horário dos delegados de Polícia. "Vamos colocar falta em quem tascou falta na gente", declarou Marinho. Após a leitura do ofício recebido por parte da Secretaria de Administração marcando reunião de negociação para o próximo dia 30 de agosto, a Assembleia foi marcada por muitas falações e ao final Marinho respondeu à todas as colocações:
Sobre o acordo que o Governo diz ter firmado até 2014 - "Se o Governo tivesse um acordo assinado pelo sindicato já tinha apresentado isso à imprensa e à vocês"
Sobre a atenção do Sinpol quanto as faltas e descontos dos policais em greve - "Logo quando tomamos conhecimento dos contracheques, foi o comando de greve que foi à Prazeres, juntou a documentação. Várias ações já foram impetradas, antes mesmo da suspensão da greve"
Sobre o efeito e o engajamento na greve - "Nós fizemos em Garanhuns e não precisou o sindicato estar lá todos os dias. tem que ter caráter e dicernimento para dizer estou na greve e no dia seguinte não estar defendendo seu pluriemprego apenas. Não existe espaço para estar fazendo papel de agradar o delegado. Os peritos papiloscopistas são exemplos de conscientização, todos entregaram suas gratificações e deixaram o Expresso Cidadão"
Sobre a participação em Assembleias - "Foram passados cerca de dois mil torpedos avisando, cartazes foram colocados nas delegacias, estava posto no site do sindicato. Mas quantos comparecem? Onde está o interesse de participar?"
Ao falar sobre a Operação Cumpra-se à Lei, recebeu o apoio de dois policiais de uma mesma delegacia, que reforçaram seu discurso:
"Eu não acreditava na Operação, mas a partir do momento que entrei, vi que é mais eficiente até do que a greve. Só faço o que é atribuição minha. Mas, precisa que seja a maioria assim para o resultado aparecer, como em Garanhuns apareceu. Se a maioria tivesse fazendo a Operação Cumpra-se à Lei, as metas tinham caído e o Governo tinha negociado, mas pouquíssimos estão participando", disse o policial.
Marinho complementou: "Sejam solidários com os colegas que estão defendendo a coletividade, não é com o sindicato só. Você vê equipes saindo sem coletes, em viaturas descaracterizadas, sem sequer o delegado ter chegado ao local de trabalho", chamou atenção.
E a partir de todas estas colocações foi construída a estratégia para os novos passos do movimento:
Rigor na Operação Cumpra-se à Lei - orientando a categoria à cumprir rigorosamente a Operação Cumpra-se à Lei, exigindo a estrutura adequada de equipamentos de proteção, viaturas em prefeito estado, a presença dos delegados, exigência de ordens de serviço assinadas;
Atos de protesto todas quartas-feira - Um calendário será divulgado pela diretoria do Sinpol/PE, estabelecendo atos em locais públicos como aeroportos, em frente à hotéis, no calçadão de Boa Viagem, distribuindo cartas abertas que descrevem as dificuldades que a Polícia Civil enfrenta hoje. O texto será escrito inclusive em outros idiomas como inglês e espanhol;
Fiscalização aos delegados - Uma comissão de policiais e diretores do sindicato irá realizar diariamente uma espécie de blitz para verificar o cumprimento de horários por parte dos delegados, denunciando à Corregedoria todas as irregularidades e faltas ocorridas. "Vamos exercer fiscalização das viaturas descaracterizadas dos delegados, que ficam nas portas dos restaurantes, shoppings centers", citou Marinho, deixando marcada uma nova Assembleia da categoria para o próximo dia 05 de setembro.

Nenhum comentário: