sábado, 7 de julho de 2012

OPINIÃO – VOTO NULO NÃO! VOTO NOVO SIM!


Eu tenho recebido e-mail´s e ouvido discursos acalorados em defesa do voto nulo. Esse posicionamento não é novo, mas aumentou muito, reforçado pelos órfãos do PT (Partido dos Traidores). Partido que um dia representou esperança; que já defendeu os trabalhadores, a ética, a Democracia; que já defendeu a política como meio de realizar o bem comum.
Os apaniguados do PT (Partido dos Traidores) vão dizer que a economia cresceu e a pobreza diminuiu. Isso é fato. Mas replico com a Palavra Acesa de José Chagas e Fernando Filizola: “Se tudo o que nos consome fosse apenas fome, cantaria o pão”.
Os defensores do voto nulo argumentam que faríamos um protesto agindo assim. Que, se forem computados mais de 50% de votos nulos, os tribunais teriam que convocar nova eleição. E que só poderiam concorrer novos candidatos. Assim nos vingaríamos dos políticos e renovaríamos a política.
A causa é muito nobre e eu comungo dela, pois também não me sinto representado no Poder e também estou frustrado. Mas penso que essa não é a melhor solução.
Não existe Democracia que tenha nascido pronta e nós estamos construindo a nossa.  Os políticos saem da sociedade que, na sua maioria, reclama dos políticos, mas age como eles em várias situações do dia-a-dia. O cidadão não vende voto porque é ignorante, ele vende porque quer levar vantagem. Isso é classe A, B, C e todo o alfabeto: é simplesmente troca de favor. Você não conhece ou nunca ouviu falar de um trabalhador que escondeu que já tinha voltado a trabalhar só para continuar recebendo o seguro desemprego? Só para citar um exemplo.  
Então, quem defende a justiça para todos, quem defende o bem de todos, quem pensa democraticamente, não pode desconsiderar essa triste realidade. Infelizmente, essas atitudes não republicanas são fato, depende de educação e de vários outros fatores e levarão anos para mudar.    
Enquanto não muda, defendo o VOTO NOVO (não novo na idade, mas novo na política e com propostas relevantes). Temos que escolher! Não vamos deixar a política para só os corruptos! As pessoas de bem precisam participar. Vamos sim votar em candidatos novos na política para que não dê tempo de criar apego ao poder (lembram de Heloísa Helena? Não voltou para a sala de aula. É vereadora em Maceió), para que não dê tempo ficar viciado ao poder, para que não dê tempo de criar quadrilhas, redes de corrupção, amizades interesseiras e perniciosas, para que não dê tempo de o político virar um ditador disfarçado de defensor da democracia.
Ao invés de anular a eleição votando nulo, o que só aumentaria nossos gastos com a eleição, que já são elevados, e faria perdemos tempo: já pensou na quantidade de pessoas  e vidas  alteradas para organizar uma eleição? Além disso, anular uma eleição soaria para muitos como mais uma "prova" de que a Democracia é um Regime que não funciona. 
Por isso, vamos fazer diferente, vamos mudar tudo na primeira eleição, votando novo. Para as câmaras de vereadores, assembléias legislativas, Câmara Federal e para o Senado, não vote em político profissional! Não vote em parente de político! Não vote em afilhado de político profissional. E, em todas as eleições, vamos mudar tudo! As possibilidades de acertamos serão muito maiores. Já a eleição para o Executivo é mais difícil. No caso do Recife, por exemplo, nós não temos nem o direito de votar em quem queremos, pois os partidos já filtram e colocam quem interessa ao grupo que está no poder como candidato.  Os candidatos deveriam ser os indicados pelas pesquisas como preferência da população ou quem quisesse. Não é uma eleição? Não é o povo que escolhe? Mas são os que atendem aos interesses dos partidos e grupos que estão no Poder e querem se perpetuar.
Bem, como escrevi acima, a Democracia está em construção em nosso país. Assim, comecemos pelo VOTO NOVO no parlamento. Depois, com o parlamento renovado, a gente discute mudanças na Lei que trata da escolha dos candidatos majoritários.     
Mauricio Gomes

Um comentário:

Anônimo disse...

A QUESTÃO É: EM QUEM VOTAR?
SE VOTA NUM QUE ACHAMOS SER BOM ACABA SENDO COMPRADO E AI NOS TRAI. VEJA JÁ HOUVE VÁRIOS EXEMPLOS.
AGORA PERGUNTO SE POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS, PORQUE VOTAR?
EM MUITOS QUE CONFIAMOS ANTES, NOS TRAIO, AS POLICIAS TIVERAM SEUS GANHOS SUBTRAÍDOS, A POPULAÇÃO PEDE SOCORRO E SE TRANCAM(PRESOS) EM CASA.

AGORA EU LHE PERGUNTO QUAL SERIA A ESTRATÉGIA QUE TEREMOS QUE TOMAR?

OUTRA COISA VCs AINDA ACREDITAM NO JUDICIÁRIO? E PORQUE TANTA CORRUPÇÃO E NINGUÉM PRESO?
EU VEJO ASSIM: DELEGADOS PERDEM A IDENTIDADE, JURISTAS PERDEM A IDENTIDADE, JÁ NÃO EXISTEM MAIS CORONEIS, EXERCITO? TEM? O EXERCITO E ESCALADO PARA DENGUE, COLETAR LIXO, É O QUE VEJO.