quinta-feira, 19 de abril de 2012

Delegado se rebela: ‘Não vou mais prender menores! Procurem a juíza!’ “Eles agora podem até colocar uma banca no meio da cidade para vender droga que



Os mais de 30 mil habitantes da cidade de Colíder, cidade da região Norte do Estado,  a 650 quilômetros de Cuiabá, estão assustados com a onda de violência que assola a cidade, principalmente depois que a Polícia local decidiu tomar uma medida radical:  não vai mais prender nenhum menor. A revolta também atingiu o delegado Sérgio Ribeiro, que reage com indignação ao que pode ser considerado “pouco caso” com o trabalho da Polícia. O delegado gravou uma entrevista a um jornalista local, exibida no Programa Cadeia Neles da TV Record, exibido nesta terça-feira, 17, em Mato Grosso.
O delegado conta que conseguiu prendeu dois adolescentes acusados de assaltos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos uma arma de uso restrito, mais de três quilos de drogas: cocaína, maconha e crack, munições de vários calibres e celulares roubados. Em menos de 24 horas uma juíza mandou colocar os dois “menores-bandidos” em liberdade.
“Eles agora podem até colocar uma banca no meio da cidade para vender droga que nós não vamos prendê-los”, afirmou Ribeiro.
Falando sem parar, o delegado foi categórico: “Daqui para frente a Polícia não vai mais prender menores. Quem quiser que procure o Fórum, a juíza ou o promotor. Não adianta a Polícia Civil e a Polícia Militar gastar tempo e dinheiro público para prender, que eles (os magistrados) soltam”, desabafou.
Exibindo uma mesa repleta de objetos roubados, armas, munições e drogas apreendidas com os dois menores de 16 anos, o delegado disse que a juíza – ele não citou o nome -, fez um despacho e em menos de 24 horas colocou os dois bandidos em liberdade. “Não vejo motivos para manter os dois menores apreendidos”, citou o delegado na entrevista.
“Como a juíza não viu motivos para a prisão? Foi uma prisão em flagrante com farta materialidade probatória, inclusive drogas, munições dinheiro, e um revólver calibre 356 de uso e venda proibidos. Quem vai sofrer daqui para frente são os moradores de Colíder. Eu não vou mais prender menores Quem quiser que prende a leve para a juíza e para o promotor”, foi taxativo o delegado.
Com o material apreendidos, o delegado Ribeiro representou à Justiça pela internação dos tr}ês adolescentes, que já possuem outras passagens pela polícia. “Buscamos vaga no Complexo do Pomeri e em outras unidades, uma vez que dois deles haviam sido apreendidos 10 dias antes comercializando drogas. No entanto, a juíza da comarca da cidade entendeu que não havia necessidade de internação e determinou a liberação deles”, explicou o delegado.
“Não adianta, os adolescentes que quiserem pode traficar drogas nas portas das escolas e andar armados que não iremos fazer nada”. Ao final do desabafo, o delegado pede à população que, quando forem vítimas de menores, procurem o Fórum da cidade para reclamar. “E peço para a Polícia Civil que me transfira para uma cidade onde os menores fiquem apreendidos, senão irão destruir um delegado que quer muito trabalhar”.
A Justiça não quis se pronunciar sobre as deleclarações do delegado e da decisão da juíza.

Cuiabá News
DELEGADOS.com.br

Nenhum comentário: