terça-feira, 17 de abril de 2012

Capitão Temudo apresenta falha estrutural menos de um ano após inauguração



Publicado em 16.04.2012, às 19h02

A diferença de nível pode ser observada com facilidade por quem trafega no viaduto, basta prestar atenção na ''emenda'' entre as faixas antigas e novas
Foto: Mariana Dantas/NE10



291c46f95e504b9d5ededba7d3f4cfc0.jpgCerca de oito meses após ser inaugurado, o viaduto Capitão Temudo, uma das principais vias de ligação entre as zonas Norte e Sul do Recife, já apresenta problemas. Esse período é muito curto, se comparado aos quase quatro anos que a população teve que esperar para ver a obra de alargamento do viaduto concluída. Vale lembrar também que foram investidos R$ 43 milhões (12 a mais que o projeto inicial) na intervenção. A falha na obra, identificada pela reportagem do NE10, está na junção entre a estrutura antiga do viaduto e as duas novas faixas construídas, exatamente no trecho onde embaixo está a linha do metrô.


As duas novas faixas apresentam um desnível em relação à estrutura antiga. A diferença de nível pode ser observada com facilidade por quem trafega no viaduto, basta prestar atenção na "emenda" entre as faixas antigas e novas. Os dois sentidos do viatudo apresentam desnível, porém o lado pior é o do sentido Centro/Zona Sul, que possui cerca de 5 cm. Um risco para os motoristas que trafegam no local, principalmente para os motociclistas, que podem perder o controle do veículo ao mudar de faixa. Segundo especialistas, o problema não é tão grave a ponto de comprometer a estrutura do viaduto, porém precisa ser corrigido.



A prefeitura substituiu, somente no trecho por onde passa a linha do metrô, a viga de concreto armado pela viga com estrutura de aço



O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), especilista em engenharia de estrutura e também presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, afirmou que o desnível, que tecnicamente é chamado de flecha, pode ter sido provocado pela deformação da viga metálica utilizada no trecho. "Toda viga metálica sofre uma deformação natural, mas que deve ser imperceptível. Mas para isso, a altura mínima da viga deve ser respeitada. Nesse caso, como a deformação foi muito grande, acredito que pode ter ocorrido erro no cálculo dessa altura mínima. Mas não posso afirmar, já que não vi o projeto", explicou o professor José Mário.
Mariana Dantas

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