segunda-feira, 21 de novembro de 2011

OPINIÃO: HUMOR TIPO PÂNICO, PEGADINHAS E VIDA REAL


OPINIÃO: HUMOR TIPO PÂNICO, PEGADINHAS
 E VIDA REAL

Mauricio Gomes da Silva Filho 



É impressionante como o humor tipo Pânico(na TV), fútil e desprezível, tem virado regra no nosso país e saído  do "espetáculo" e  invadido todos os campos da vida real como se fosse naturalíssimo.

O Ex-Presidente Lula foi acometido de câncer e, apesar de seu sofrimento e do sofrimento da família, pessoas faziam piadas em todos os lugares. Faziam até "protesto político". A questão não é gosta ou não de Lula. Simpatizar ou não com suas posições políticas. É questão de humanidade, solidariedade.

Como diz o ditado popular: ”não vamos chutar cachorro morto". Quando ele ficar bem, a gente questiona porque ele não foi para o SUS, mas não na hora da dor. 

Quando Luana Piovani foi agredida, apanhou de Dado Dolabella e procurou a justiça recebeu apoio de todos, inclusive meu. Pois ninguém vai defender quem bate em mulher, seja ela quem for. Imagine se, naquele momento,  alguém tivesse dito, como muitos machistas pensam: ”Com certeza Luana provocou, para Dado ter agredido".
Caberia? Claro que não.

Esta  semana a estudante Bianca Bezerra Borges, 21 anos, de Belém (PA), morreu durante um orgasmo. A despeito da tragédia, da dor da família a foto da moça com as pernas abertas foi divulgada e várias piadas e comentários de extremo mau gosto têm circulado na rede e nos meios de comunicação de massa. Num programa policial de Pernambuco, exibido na BAND, o apresentador fez uma enquete bem-humorada com o pessoal da equipe dele, com a foto da moça morta exibida ao fundo, do tempo máximo de gozo de cada um durante um orgasmo.  É macabro.

Como numa “pegadinha” da TV, alguém se machuca de alguma forma e as pessoas, na maioria das vezes, primeiro riem e depois, talvez, socorram. E ainda depois continuam  zombando da vítima, divulgando o fato sempre que podem, principalmente quando tem muita gente para ouvir e rir.

Não aceitar esse humor chulo, essas atitudes, essa falta de respeito ao outro é ser tachado de "careta", "velho", "puritano", "mal-humorado". Que sociedade é essa?  

Nenhum comentário: