terça-feira, 7 de junho de 2011

UMA POLÍTICA EQUIVOCADA DOS GOVERNOS

UMA POLÍTICA EQUIVOCADA DOS GOVERNOS
Temos sentido na pele e presenciado em Estados do país uma política bastante equivocada do que seria melhorar os órgãos responsáveis pela segurança pública. Observa-se chefes do poder executivo realizando investimentos na área de reestruturação física destes órgãos, tais como: compra de viaturas, armamentos, entre outros. São ações importantes, mas que não resolvem o problema. Estão esquecendo os profissionais. Quando o assunto é valorização dos servidores, tem-se utilizado medidas paliativas que não têm melhorado as condições de vida, nem deixado satisfeitos os servidores envolvidos neste estratégico e fundamental setor do poder público. Parece-me que os senhores Governadores estão discutindo juntos o tipo de política e os argumentos vazios que serão passados para a sociedade em seus respectivos Estados. Observando a entrevista concedida pelo Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a respeito do movimento que os bombeiros fizeram no fim de semana passado, constata-se os mesmos discursos equivocados utilizados em nosso Estado. Defendem que estão se fazendo grandes investimentos na área de segurança pública, e que não há motivos para que os servidores estejam reclamando, pois muita coisa melhorou em relação a Governos anteriores. Sabemos do passado e do descaso histórico dos governantes com a segurança pública, mas o que queremos dos governantes atuais são políticas salariais sérias para os profissionais da área, não basta apenas uma reestruturação física e organizacional, tem que haver políticas sérias de remuneração. Têm-se deturpado o sentido dos PCCVs. Dizer que foi implantado um plano de cargos, salários e vencimentos não tem nenhum significado, caso o seu conteúdo não traga o que é justo, proporcional e razoável. Não ter um plano ou tê-lo da forma como tem sido implantado não apresenta nenhuma diferença. Os defensores de tais planos respaldam seus discursos na meritocracia, porém só a seguem nos pontos que são convenientes, o que torna o discurso hipócrita, já que tais planos, do ponto de vista salarial, chegam a ser imorais. No rio, o Governador alegou que anualmente os salários dos bombeiros têm sido reajustados, só que ele não fala que mesmo com essas ditas correções anuais, os valores líquidos não chegam a R$1000,00. Isso é vergonhoso e hipócrita!  
Aqui no Estado de Pernambuco as coisas andam no mesmo caminho, o PCCV da Polícia Civil é um fiasco: valores injustos foram estabelecidos, além de haver, por questões de conveniência política, favorecimentos para alguns cargos em detrimento de todos os outros, tudo isso com a concordância de um Sindicato que não representa os interesses de seus associados. Para se ter idéia da gravidade da situação, hoje os Agentes de Polícia em final de carreira (Comissários de Polícia) estão recebendo salários rigorosamente idênticos aos de policiais recém empossados.
As remunerações dos órgãos de segurança pública de Pernambuco estão sendo definidas de forma contraditória, injusta e sem argumentações plausíveis. Os cargos de comando estão tendo aumentos exorbitantes em relação aos outros cargos, cargos estes que contribuem efetivamente na conquista dos resultados almejados.
 Não há mal que d
Até quando vão insistir em negligenciar essa questão?
ure para sempre, com muito mais freqüência movimentos vão ocorrer por todo o país, de forma a denunciar as mentiras e teatros montados por quem está tratando este sensível assunto com descaso e omissão.
Sérgio Siqueira
 

Um comentário:

tadeu disse...

Lamentavelmente, estamos vivenciando a política de ilusionismo,onde dá algo com a mão direita e com a esquerda tira. O policial não quer gratificações e pluris, quer um SALÁRIO DIGNO, não adianta ficarmos enganando a sociedade dizendo que estão investindo em segurança pública, se o fator mais importante do processo que é o ser humano, e relegado a segundo plano.Viatura e delegacia sem policial não faz nada pela sociedade. Precisamos de salários dignos e respeito da sociedade e dos gestores..... A luta continua.... sempre....