sábado, 30 de abril de 2011

Modelo policial do país impõe desafios à segurança pública

Até o mais debilóide dos debilóides percebe que o sistema nacional de segurança pública é falho, está falido.
A quem será que interessa manter essa política de segurança desestruturada com tamanha desorganização e falta de gestão?
Enquanto vemos essa 'guerra' velada entre duas corporações policiais (pois a tão exaltada 'integração' não existe e nunca existirá), com a usurpação de funções por ambas as partes, ou seja, polícia militar querendo investigar e polícia civil uniformizada fazendo ronda, enquanto os governantes darem benefícios a uma polícia em detrimento da outra, quem padece e paga a conta, altíssima, é a sociedade.

Está mais do que na hora de dar um basta nisso. As famílias brasileiras merecem nosso respeito.
Tânia - escripol cansada, desestimulada e desacreditada em SP

Segurança Pública
Modelo policial do país impõe desafios à segurança pública »
Por: PAULA MIRAGLIA

O orçamento é uma ferramenta básica de gestão pública. Um indicativo das prioridades, bem como da capacidade executiva do Estado.

No Brasil, por muito tempo, a segurança pública teve boa parte de seu orçamento aplicada em armas e viaturas, o que revelava a falta de um projeto complexo de prevenção e combate ao crime.

Nesse sentido, vale a pena refletir sobre os gastos com segurança em São Paulo.

Como entender a diferença de tratamento dado às corporações? A Polícia Civil precisa menos de dinheiro? As delegacias são adequadas? Os policiais, bem treinados? Os salários são compatíveis com a responsabilidade da carreira?

Uma boa resposta está na avaliação da qualidade do serviço prestado no Estado.

Estima-se que 60% dos homicídios cometidos em São Paulo não são solucionados.

Esse é um dos princípios fundamentais de qualquer política de segurança pública que se pretenda ser eficiente.

Como explicar, portanto, que justamente a polícia responsável pela investigação não tenha recebido todos os investimentos necessários?

Tal diferença levanta ainda uma questão de fundo: qual é o projeto de política de segurança pública que a secretaria do Estado pretende empreender? E, nesse projeto, como se articulam e equacionam policiamento ostensivo, inteligência policial e políticas de prevenção?

O modelo brasileiro, com duas polícias com atribuições distintas, impõe desafios já conhecidos para a segurança no país. Cabe à boa gestão da política e dos recursos a tarefa de superá-los.
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: