sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

"Wauber deixou um comentário sobre a sua postagem "...":

13/01/2011 – Artigo – Governante que não oferece salários dignos aos servidores comete crime

Recente notícia da ConJur menciona sentença onde uma juíza afirma que “o policial é acima de tudo um ser humano”. Nós advogados sempre soubemos disso, mas há certos governantes que discordam da afirmação. Em São Paulo os funcionários públicos em geral são tratados como se humanos não fossem. Só uma terrível megalomania, uma funesta arrogância, uma trágica maldade é que podem explicar certos absurdos que qualquer pessoa de bom senso percebe ao primeiro exame fático.

Um juiz em início de carreira tem vencimentos de cerca de R$ 20 mil. Parece razoável. O que não é razoável é o delegado de polícia ter salário muito abaixo da metade disso! A Polícia Civil de São Paulo paga o pior ou um dos piores salários do país. Menos do que Sergipe, o menor estado da federação. Não é falta de dinheiro, mas de respeito. E não é só falta de respeito: é burrice, pois isso está levando os bons policiais para outros estados ou outras carreiras.

Para sobreviver talvez alguns policiais sejam obrigados a desenvolver atividades paralelas, seja em firmas de segurança ou em outras atividades comerciais, quem sabe em nome de terceiros. Isso é péssimo, pois se o serviço público se transformar em “bico” a sociedade acaba sendo prejudicada.

Nós advogados devemos estar atentos a essa situação e desenvolver alguma ação no sentido de pressionar pela correção dessa injustiça. Não nos interessa uma polícia desmotivada, desprestigiada, onde teremos de interagir com funcionários mal-humorados, cansados, arqueando sob o peso dos problemas pessoais e familiares que muitas vezes surgem no lar daquela pessoa que não está ganhando o suficiente para compensar seus esforços e seus estudos.

Essa visão equivocada segundo a qual investir na Polícia é comprar viaturas, multiplicar o número de distritos, fazer novos concursos para aumentar o efetivo, é apenas isso: uma sucessão de equívocos. Muitas viaturas nem sempre podem prestar serviços à população, por lhes faltarem motoristas, manutenção ou mesmo combustível. Há muitos distritos bonitinhos por aí, inaugurados com pompa e circunstância, mas que permanecem fechados à noite por falta de pessoal e até mesmo funcionam precariamente durante o dia, inclusive porque criados próximos de outros.


Um comentário:

NOJO DE POLÍTICO disse...

uMA VERGONHA,ESSES PORCOS NÃO DEIXAM NOSSAS FAMÍLIAS COMER,MAS OS CACHORROS GOVERNADORES,AO DEIXAREM OS CARGOS FICAM COM SALARIOS ACVILTANTES PRO RESTODA VIDA,ESSA POUCA VERGONHA TAM QUE ACABAR,ACHO QUE ESTA NA HORA DO POVO DAR UM BASTA NESTA PUTARIA,O MENTIROSO DO LULA COM SEUS FILHINHOS LINDOS COM PASSAPORTES DIPLOMÁTIUCOS,ISSO AQUI É UM PUTEIRO E NÃO PAIS SÉRIO,ESSES POLÇÍTICOS,COM ALGUMAS RESSALVAS,SÃO TODOS SAFADOS E DESONETOS,VIDE O PRO DAQUI DO RIO TAL DE SERGIO CNALHA CABRAL.USOU A POLICIA PRA GANHAR ERLEIÇÃO EM SEU PRIMEIROI MANDATO E AGORA MATA ESTES MESMOS POLICIAIS DE FOME,PORCO SAFADO,NOJENBTO.