sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Enquanto os oficiais da PM prosperam, delegados preferem maltratar operacionais e brigar por vaidades...

130 capitães da PM estão aptos à carreira de major

Na manhã desta sexta-feira (15), 130 capitães, oito deles de outros estados, concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), que os habilita ao oficialato superior - promoção a major e, posteriormente, a tenente-coronel. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, participou da cerimônia de formatura, no Palácio dos Bandeirantes

O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, acompanhado do coronel Àlvaro Batista Camilo, comandante geral da Polícia Militar, participou, às 10h30 desta sexta-feira (15), no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais - Turma General Miguel Costa, composta por 130 oficiais; oito deles de outros estados. O CAO é destinado à habilitação de capitães da Polícia Militar ao oficialato superior - promoção a major e, posteriormente, a tenente-coronel.

Tendo na grade curricular disciplinas importantes como Políticas e Estratégias de Defesa Social, Direito Público Aplicado, Administração e Gestão de Polícia Ostensiva, Metodologia Científica, Ciências Sociais Aplicadas e Direitos Humanos, os 130 capitães da Turma General Miguel Costa - entre eles oito oficiais de outros estados - desenvolveram trabalhos e participaram de uma série de atividades, entre elas pesquisa científica, seminários temáticos e congressos; e estão aptos a galgar um degrau a mais na carreira militar, como a promoção a major e, posteriormente, a tenente-coronel.

Foram 1.980 horas/aula no curso iniciado em 04 de novembro de 2009, para preparar os capitães ao oficialato superior. Os três primeiros colocados no curso foram os capitães Ironilde Gomes Filho, Marcos de Castro Simanovic e Luis Gustavo Biangioni, todos da Polícia Militar de São Paulo.

Altos Estudos de Segurança

É no Centro de Altos Estudos de Segurança "Cel. PM Nelson Freire Terra" (Caes Cel. PM Terra), comandado pelo coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, que os oficiais desenvolvem suas potencialidades e se aperfeiçoam para exercer funções na assessoria de planejamento em Estado-Maior, e para dirigir as diversas unidades da Polícia Militar, tendo em vista as missões legais da Corporação.

O Caes Cel. PM Terra é um órgão de apoio de ensino de pós-graduação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, subordinado à Diretoria de Ensino e Cultura (DEC). Desde janeiro de 2008, por meio da Lei Complementar Estadual nº 1.036, o Centro de Aperfeiçoamento de Policiais (CAO) e o Curso Superior de Polícia (CSP) foram juridicamente reconhecidos, respectivamente, como programas de mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

Turma General Miguel Costa

A Turma General Miguel Costa, que se formou nesta sexta-feira (15), tem como paraninfo o secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Alberto Vogt. A denominação da turma foi escolhida pelo desempenho e papel de Miguel Costa na segurança pública. Ele foi general da Força Pública, secretário da Segurança Pública de São Paulo, comandante geral da Força Pública, 30 vezes campeão de tiro e hipismo nacional e internacional, entre outros títulos e feitos. Ele morreu em 02 de setembro de 1959, durante um programa na extinta TV Tupi, e seu funeral teve honras de secretário de Estado.

Da Assessoria da SSP/SP
Tânia - escripol em SP

Nenhum comentário: