terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aproveitem e se manifestem contra a PEC 549, altamente prejudicial aos policiais civis e federais que serão, por ela, levadas ao caos.

Tânia - Escripol em SP
13/09/10 - Cobrapol participará de Congresso da FENAPPI

Nos dias 16 e 17 de setembro, o presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, participa do II Congresso Nacional de Necropapiloscopia e I Encontro Nacional sobre Pessoas Desaparecidas e Desastre de Massa, realizado pela Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação (FENAPPI), em parceria com a Associação dos Peritos Técnicos de Polícia da Bahia.

Gandra embarca para Salvador, capital da Bahia, onde será realizado o evento, ainda no dia 15. “É muito importante marcamos presença num evento como este, não apenas para apoiar, mas especialmente para ratificar a relevância dos dois temas que serão discutidos nesses dois dias”, ressaltou Gandra.

Serão discutidos temas como “O Brasil no novo cenário mundial e a importância das novas tecnologias como instrumento de cidadania”, “A perícia necrodatiloscópica como instrumento otimizador da segurança jurídica” e “A importância da necropapiloscopia na medicina legal como procedimento na identificação de corpos”. Mesas redondas para discutir assuntos como “A criação do cadastro nacional de pessoas desaparecidas, o direito da família e o papel do estado”, entre outros, também serão realizadas. Ao final, será elaborada uma Carta de Salvador, com as deliberações do encontro.

Estão confirmadas a participação de Ricardo Brisolla Balestreri, secretário nacional de Segurança Pública; Perly Cipriano, subsecretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; Benedito Gonçalves, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Nelson Pellegrino, deputado federal e secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia; e César Nunes, delegado de Polícia Federal e secretário de Segurança Público do Estado da Bahia, entre outros.

Campanha em Defesa do Policial Civil

Em seguida, o presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, deve seguir para o Maranhão, onde deve retomar a campanha estadual para o fortalecimento do Movimento em Defesa do Policial Civil, que tem como principal meta no momento a aprovação no Congresso Nacional da PEC 446/09, que cria o Piso Salarial Nacional. A matéria já foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, mas em função de uma manobra política do governo, não foi apreciada em segundo turno.

A Cobrapol aguarda que a Câmara retome os trabalhos de votação no plenário, o que deve ocorrer logo após as eleições de 3 de outubro, para reiniciar o movimento no Congresso. Após aprovada em segundo turno na Câmara, a PEC também deve passar em dois turnos no Senado Federal.

A campanha é para que sindicatos, associações de policiais civis e demais entidades da categoria nos estados procurem os deputados federais para garantir o quórum mínimo de 309 deputados em plenário para que a matéria seja votada sem qualquer prejuízo.
Por Giselle do Valle
Fonte: Imprensa Cobrapol

Nenhum comentário: