terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Projeto Saúde & Alegria - PSA

O Projeto Saúde & Alegria - PSA

O Projeto Saúde & Alegria – PSA – é uma instituição civil sem fins lucrativos fundada em 1985 registrada com o nome jurídico de CEAPS – Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental. É reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Federal, registrada no Conselho Nacional de Assistência Social e reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social.

O PSA tem por objetivo promover e apoiar processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, que contribuam de maneira demonstrativa no aprimoramento de políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania das populações beneficiadas.

Atua hoje diretamente em três municípios do Oeste do Pará – Belterra, Aveiro e Santarém, local de sua sede – atendendo aproximadamente 30 mil pessoas, principalmente as populações rurais, apoiando-as na defesa de suas terras, de seus recursos naturais e na viabilidade social, econômica e ambiental de seus territórios.

Conta com uma equipe interdisciplinar que visita regularmente as comunidades realizando programas de desenvolvimento comunitário nas áreas de saúde, organização comunitária, economia da floresta, educação, cultura e comunicação.

Partindo da realidade local, das necessidades mais prementes e da contrapartida dos moradores, buscam-se soluções simples e adaptadas que tragam benefícios à população e sirvam como referencias de tecnologias sociais apropriadas, demonstrativas e replicáveis, sobretudo através das políticas públicas.

Os programas procuram envolver todos os segmentos e faixas etárias - lideranças, produtores rurais, monitores de saúde, parteiras tradicionais, mulheres, professores, jovens e crianças - capacitando-os como multiplicadores das ações e estimulando a auto-gestão.

A arte, o lúdico e a comunicação são os principais instrumentos de educação e mobilização da proposta.

Os principais indicadores sociais são monitorados por meio de diagnósticos participativos, o que permite o acompanhamento contínuo dos resultados e o planejamento conjunto das ações, de modo a instrumentalizar a população para a gestão de seu próprio desenvolvimento.

No Gran Circo Mocorongo de Saúde & Alegria, técnicos e comunitários apresentam músicas, poesias, esquetes educativas e culturais Na Rede Mocoronga de Comunicação Popular, jovens repórteres produzem conteúdos locais e divulgam campanhas educativas

Conheça os Programas de Desenvolvimento Comunitário
A história do projeto
Resultados e perspectivas
Abaré, a saúde que chega de barco

Desde outubro de 2006 o PSA vem realizando o atendimento das populações ribeirinhas com o Navio Abaré, modelo de atendimento, ensino e pesquisa nos moldes de um Programa de Saúde da Família itinerante, que conta também com as parcerias das prefeituras de Santarém, Belterra e Aveiro.

O Barco Abaré é uma Unidade Móvel de Saúde financiada pelo Terre dês Hommes Holanda que atende aproximadamente 2785 famílias ou 15.000 beneficiários de 73 comunidades nas duas margens do rio Tapajós, promovendo o acesso aos programas da atenção básica como pré-natal, PCCU, planejamento familiar, imunizações, saúde oral, saúde da criança, atendimentos médicos, pequenas cirurgias, atendimentos ambulatoriais e realizações de exames de rotina. Por este motivo o barco ganhou o nome de Abaré - sugerido pelos próprios comunitários – que, em tupi, significa o amigo cuidador.

O Abaré foi construído para enfrentar as condições amazônicas de secas e enchentes dos rios e está bem equipado com sala odontológica e de obstetrícia, equipamentos para exames clínicos básicos completos, entre outros, além de dispor de instrumentos de comunicação e educação, com espaços para palestras e oficinas de capacitação. Tem como suporte uma ambulancha, facilitando o resgate de pacientes nos casos mais emergenciais.

Além de médicos e enfermeiros, palhaços, arte-educadores se juntam à equipe arrancando sorrisos e educando pessoas. Todos os anos o Abaré chega a atender mais de 18 mil casos, entre atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, prevenindo doenças e salvando muitas vidas.

O barco Abaré já é mais do que conhecido na região, se tornou uma presença forte e esperança de dias melhores para o povo ribeirinho.
Atendimento médicoAtendimento odontológicoAmbulancha para remoções de emergência
Acompanhe o dia a dia dos profissionais do Abaré no Blog da Rede Mocoronga.

Nenhum comentário: