quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CADÊ O SINPOL???

No dia 20/08 do corrente mês (semana passada), reuniram-se na ADEPPE em um almoço, delegados representantes da dita Associação com o atual Governador e candidato a reeleição Eduardo Campos. Tal fato foi bastante comentado e já começaram a surgir as primeiras cogitações a respeito dos resultados obtidos no encontro.

Comenta-se que a ADEPPE, dentre outras coisas, está barganhando a realização de uma promoção ainda para este semestre, já que o cargo de Delegado de Polícia não está regido pela LC nº 137 que instituiu o PCCV.

Diante de tal circunstância chama à atenção a postura de nosso Sindicato, até parece que nossa situação está as mil maravilhas. A atual gestão do SINPOL deve estar achando que o PCCV está sendo um grande ganho para nossa categoria, e que está tudo muito confortável, que não se precisa buscar ajustes e correções nas distorções que vêem ocorrendo desde a entrada em vigor deste questionado Plano, o qual a principio teria como objetivo principal proporcionalizar e tornar mais justos os vencimentos dos vários cargos que compõem o quadro da Polícia Civil, porém, não ocorrendo, muito pelo contrário, tem sido instrumento de agravamento das injustiças já existentes e de divisão na categoria, pois dentre outras situações, foram realizadas negociações em separado, beneficiando determinados cargos em detrimento de outros.

Eis alguns exemplos de problemas relacionados à nossa categoria que o SINPOL poderia estar buscando soluções e que até agora se mantém inerte:

1- Com exceção dos cargos de Médico Legista e Delegado de Polícia, que não aderiram ao PCCV, e do cargo de Perito Criminal que em negociação paralela com o Governo já teve realizado os dois primeiros enquadramentos ( Vencimental e por Tempo de Serviço), todos os outros cargos só tiveram o Enquadramento Vencimental, no qual ocorreram verdadeiras aberrações, dentre elas, não terem sido respeitadas as classes dos respectivos servidores. Esse primeiro enquadramento nivelou vencimentalmente todo mundo por baixo. Enquadrar as classes QPC-I, QPC-II e QPC-III na mesma classe vencimental significa ferir vários princípios constitucionais, tanto é, que várias ações judiciais já começaram a ser impetradas por servidores que vêm tendo seus direitos lesados;

2- Comenta-se, mas até agora se vem protelando o aumento do PJES e do vale refeição;

3- Os policiais que trabalham nos plantões ainda não tiveram a diferença do P.D.S. paga, já que equivocadamente não foi pago de forma integral.

Enfim, não é preciso ir muito longe para perceber o quanto temos de questões a serem tratadas com o Governo, mas que a direção do SINPOL insiste em se omitir, continuando a prejudicar milhares de pessoas. Vale ressaltar que não adianta vir com o argumento de que se está negociando o enquadramento por Tempo de Serviço para o mês de outubro, porque o prejuízo já está efetivado, pois desde de junho muitos policiais não estão recebendo os vencimentos correspondentes às classes a que pertencem. É óbvio que todas estas pendências com relação ao PCCV existem e estão mantidas, sem que haja nenhuma resistência por parte do Sindicato, porque foram todas estabelecidas consensualmente entre o Governo e o próprio SINPOL, que conseguiu a aprovação destes acordos a partir de histórias maquiadas repassadas aos sindicalizados.

Infelizmente não se sabe a quem o SINPOL representa, como já disse anteriormente, ou não tem competência para defender os interesses da categoria, ou defende interesses outros que se contrapõem aos interesses dos policiais civis.

“CADÊ O SINPOL???”



Um comentário:

Anônimo disse...

Sérgio, parabéns pelos comentários! Olha, desde que implantaram esse PCCV nivelando todos por baixo e aumentando a diferença de fato entre agentes e delegados que eu estou sem dormir direito! Até quando isso vai perdurar, hein? Renovação no sindicato já!