sábado, 10 de julho de 2010

Através do poder - Resenha do livro de Nildo Viana “O que são Partidos Políticos?”

Resenha do livro de Nildo Viana “O que são Partidos Políticos?”

Rafael Saddi Teixeira

O livro “O que são Partidos Políticos?” do sociólogo Nildo Viana é mais uma excelente obra deste autor. Para nós, a sua importância se faz devido, primeiramente, à relevância dos partidos políticos na sociedade moderna, e, em segundo lugar, ao estado atual e tradicional dos estudos sobre o tema.

O partido político tal como surge e se desenvolve na sociedade moderna tem ocupado papel fundamental no âmbito político, econômico e cultural.

Na definição da vida política humana, o partido se tornou o principal instrumento através do qual os homens lutam pelo poder político. Os fins últimos desta luta podem tanto ser de caráter pessoal (cargos, controle, dinheiro, glória, etc.) como ideal (defesa de uma causa, interesse nacional, socialismo, etc.). Os meios para ela podem ser parlamentares através do sufrágio na democracia burguesa (tais como os meios do partido burguês e social-democrata), como também insurrecionais (tais como os meios do partido bolchevique).

Ao mesmo tempo que o partido se tornou o principal meio de acesso ao poder político, no âmbito cultural, as representações sobre o partido fazem dele o principal meio de participação política. Isto se deve a um conjunto de crenças que pretendem o monopólio da política pelo Estado, que passa a ser entendido como a instância política máxima, e o monopólio da participação política pelo partido, como o lugar principal para quem pretende interferir na política. Toda transformação se torna reduzida a quem detém o poder sobre a estrutura estatal. Toda dedicação à transformação da realidade se torna submissa à dedicação à vida partidária.
Saiba mais

Nenhum comentário: