quinta-feira, 11 de março de 2010

Reunião e mobilização para a aprovação da PEC 446/300 Agora é a hora de lutar por nossa dignidade por que só teremos outra chance daqui a quatro anos

*Por Marcos Maurício
Brasília, 10 de março de 2010
Ao abrir os noticiários aqui em Brasília sobre os trabalhos da Câmara dos Deputados, veicularam noticia dizendo que os Deputados federais não mais queriam votar as PECs que estavam tramitando na Câmara federal e que só iriam começar a apreciar cada projeto no mês de outubro deste ano e que hoje (10/03/2010), haveria uma reunião com as lideranças dos partidos políticos para deliberar sobre a suspensão das votações.
Hoje pela manhã houve reunião com a Cobrapol, na sede da entidade, cujo a pauta foi a informação sobre o cancelamento das votações na Câmara e foi deliberado nesta reunião que no dia 15 de março de 2010 às 15:00 horas na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, ocorrerá uma reunião com as lideranças dos sindicatos da polícia civil do Brasil e definirá a forma de ação com vistas a uma mobilização nacional.
A proposição nessa reunião é que se desencadeie uma mobilização nacional com o Tema "Campanha nacional de valorização policial". O SINDPOC levará como proposição, além da sugestão anterior, a definição de data especifica para uma assembleia conjunta e simultânea nacional com data e horário único e com cada categoria de policiais civis nos seus respectivos estados. E que também leve ainda para a categoria de cada UF uma data para a paralisação nacional em prol da campanha de valorização do policial do Brasil.
Ficou definido também que cada estado participante levará a bandeira da sua Unidade federativa e lá defenderá posicionamento e sugestões sobre a forma de luta da categoria. A comissão do SINDPOC, juntamente com representantes de Brasília, Paraíba e Mato Grosso do Sul se reuniu com o Deputado Federal José Jenuíno e depois com a Deputada Federal Lídice de Mata, os quais garantiram apoio a PEC 446, contudo, se mostraram resistentes aos aditivos que foram acrescentados para serem votados e fazer parte da referida PEC.
Foi perceptível o jogo político partidário, em que alguns deputados que querem fazer pressão para ganharem votos com suas respectivas bases nos seus estados, sabendo que esses deputados são políticos que vieram da base da segurança pública. Do outro lado, o Governo Federal que diz que quer resolver a questão, contudo, espera também que os Governadores dos estados, principalmente os das unidades federativas com maior poder econômico concordem com a ideia e melhorem os salários. Porém, se mostraram contrários, inclusive o da Bahia, alegando que o impacto na folha de pessoal dos estados será grande.
O deputado José Genuíno (PT) quer sugerir que as PECs 446, 300, 340 e 549 sejam fundidas em uma somente, por entender que todos pertencem a segurança pública.
Vejo que temos urgentemente que nos organizar e partir para mobilização forte em todo o Brasil, mostrando para o Governo que ele tem a obrigação de resolver a questão da Segurança Pública no país, ainda este ano. Temos que começar pela valorização salarial dos profissionais, partindo efetivamente para uma qualificação totalitária nas diversas categorias da PC e PM e melhores condições de trabalho.
Agora é a hora de lutar por nossa dignidade por que só teremos outra chance daqui a quatro anos.
*Marcos Maurício é vice-presidente do Sindpoc Bahia

Nenhum comentário: