terça-feira, 16 de março de 2010

ANTES DE MAIS NADA NÃO PRETENDO OFENDER MEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO, MAS SIM ALERTÁ-LOS DO NOSSO ESTADO ATUAL E AS CONSEQUÊNCIAS DO TRATAMENTO DESRESPEITOSO E DESUMANO QUE RECEBEMOS.

PERMITA-ME EXPLICAR O TERMO "POLICIAIS RATOS"; HOUVE UM ESTUDIOSO CHAMADO DE B. F. SKINNER O QUAL SIMPLIFICAREI O SEU CURRUCULUM LOGO ABAIXO, ESTE ESTUDIOSO DA ÁREA DE PSICOLOGIA DO HOMEM, PRINCIPALMENTE NOS SEUS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E DE CONDICIONAMENTO FEZ O SEGUINTE ESTUDO:
         ELE CRIOU A CAIXA DE SKINNER, COMO FICOU CONHECIDA; ELA É NA VERDADE UMA GAIOLA ONDE É COLOCADO UM RATO, ESTE FICA PRIVADO DE ÁGUA POR UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO; TRANSCORRIDO ESSE TEMPO, APROXIMADAMENTE CINCO DIAS ; O ANIMAL É CONDICIONADO A BAIXAR UMA ALAVANCA; A QUAL LIBERARÁ GOTAS DE ÁGUA. GR0SSEIRAMENTE FALANDO, A PRIVAÇÃO FAZ COM QUE O RATO "APRENDA" A BAIXAR A ALAVANCA E A FAZER O QUE O SEU "TREINADOR" SOLICITA.
          OS POLICIAIS CIVIS, ESPECIALMENTE EM PERNAMBUCO, NÃO SÃO PRIVADOS DE ÁGUA É CLARO; MAS LHES SÃO NEGADOS OU PRIVADOS DO SEGUINTE: BONS SALÁRIOS, CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, CURSOS PRESENCIAIS DE RECICLAGEM, RECONHECIMENTO PELO TRABALHO REALIZADO (TANTO DA SOCIEDADE COMO DOS "SUPERIORES HIERÁRQUICOS"), INSTALAÇÕES DECENTES , ENTRE OUTROS . VEJAMOS O QUE ACONTECE COM ESSE "POLICIAL RATO" , ELE SE SENTE DESMOTIVADO, COM BAIXA ALTO ESTIMA, DESRESPEITADO, DESVALORIZADO, ETC.
         A CONSEQUÊNCIA MAIS EVIDENTE É QUE O POLICIAL RATO FICA FACILMENTE "SUBJUGADO", INTIMIDADO, "CONTROLADO" , "DOMINADO"  E DESCRENTE DE QUALQUER PERSPECTIVA DE MELHORA EM SUA VIDA, ELE ESTÁ COMPLETAMENTE CONDICIONADO A BAIXAR AS ALAVANCAS DO GOVERNO, DELEGADOS E SINDICATO; SEUS "TREINADORES" E ALGOZES

Burrhus Frederic Skinner  foi um autor e psicólogo estadunidense. Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do Behaviorismo Radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das interrelações entre a filogenética, o ambiente (cultural) e a história de vida do indivíduo.
 
UM FORTE ABRAÇO,
 
OLAVO SILVA
 

Nenhum comentário: