quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Governo diz que aguarda aprovação de lei na Alepe para negociar reajuste aos servidores

POSTADO ÀS 08:05 EM 21 DE OUTUBRO DE 2009

Nota de resposta 

Em esclarecimento à matéria "Servidores estaduais fazem nova paralisação amanhã e quinta-feira", a Secretaria de Administração (SAD) esclarece que não procedem algumas informações, principalmente a relativa de que não será concedido reajuste salarial para os servidores estaduais no próximo ano. O Governo do Estado aguarda a aprovação pela Assembléia Legislativa da lei orçamentária de 2010, pois a intenção é concluir o processo negocial respeitando os prazos previstos na lei eleitoral que estipula março como limite para o envio de projetos relativos à concessão de reajustes.
A SAD ainda destaca que vem trabalhando para o atendimento das diretrizes formalizadas pelo Fórum dos Servidores Estaduais (FSE), coordenado pela CUT-PE, em janeiro de 2007, onde constava como principais pleitos a reposição das perdas salariais do governo anterior, a resolução da questão do vencimento base abaixo do salário mínimo e a implantação da Mesa Geral de Negociação Permanente.
Para isso, foi adotado como política de pessoal que o incremento na folha de pagamento deve representar o mesmo percentual de crescimento das receitas próprias. Esta política está trazendo ganhos reais para o servidor comprovado no aumento tanto do vencimento base quanto da média salarial das mais diversas categorias. 
Isso pode ser conferido quando se analisa a folha de pagamento do Estado: em dois anos e meio ela cresceu 41,20%, passando de R$ 293 milhões para mais de R$ 414 milhões. Como exemplos, citamos ainda as folhas da saúde, da educação e da segurança pública que cresceram, respectivamente, 60,60%, 40,46% e 42,75%.  Isso sem falar nas remunerações médias das citadas áreas que também tiveram incrementos da ordem de 58,04%, 34,22% e 40,95%, ante uma inflação de 14,17% do mesmo período. Assim, o Governo do Estado concorda com todo tipo de debate em relação à remuneração praticada em outros Estados, pois tem ciência dos avanços e de sua situação, principalmente, em relação aos demais estados da região Nordeste.
Outro ponto que a secretaria faz questão de esclarecer é quanto à informação sobre o abono de complementação do salário mínimo. O Fórum dos Servidores Estaduais (FSE) afirma que o governo mantém 3.500 pessoas recebendo abaixo do mínimo, mas parece esquecer-se de informar que quando o governo assumiu encontrou exatamente 16.609 servidores nessa situação. Graças a tudo o que já foi feito esse número caiu para 3.508, ressaltando-se que a meta é continuar trabalhando para abolir por completo essa prática. 
Por fim, quanto à paralisação prevista para amanhã e quinta-feira, a Secretaria de Administração informa que tem ocorrido várias reuniões e outras estão agendadas com as diversas categorias sindicais. Ressaltamos que no nosso entendimento este tipo de paralisação não contribui para a 


Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito plenamente na boa intenção. Dizem até que pessoas cheias dela estão no inferno. Acredito tbm em papai Noel. Coelhinho de páscoa. Chapéuzinho vermelho.

Ah! Acreditei tbm quando um governador mandou o nosso PCCV à ALEPE. Esqueci de que era ano eleitoral. Acredito que em marcço de 2010, o nosso PCCV será resolvido. Eita, mais um ano eleitoral. Será coincidência?! Nisto não acredito.

E no Sindicato, devo acreditar?

Ele já conseguiu fazer um acordo com o governo para que a PCPE ñ tenha reajuste salarial em 2009. Mas promete o PCCV pra 2010. O dirigente ñ suporta ouvir falar em greve, só Operações dos fazem-de-conta. Faz de conta que temos uma boa realidade, faz de conta que vamos pressionar o governo, mas não faremos greve, porque aí é "à vera" e podemos macular a imagem dos políticos que buscam a reeleição no próximo ano.

Tenha santa paciência.