quinta-feira, 24 de setembro de 2009

POLICIAIS ADORMECIDOS


Filho de um Sargento reformado da PMPE, logo cedo, exatamente aos 20 anos (1986), iniciei minha vida laboral após prestar concurso público para a Polícia Militar de Pernambuco, sendo lotado no BPRP: Nessa época, lembro-me bem, que existiu dois concursos: POLÍCIA CIVIL e POLÍCIA MILITAR. No entanto, o orgulho de seguir a carreira que meu pai havia trilhado e com a qual sustentara toda sua família, me levou a seguir seus passos, embora essa não fosse a sua vontade.

A PMPE daquela época era extremamente rígida em sua disciplina e hierarquia. Até aí nada de mal se não fosse o autoritarismo dos nossos superiores hierárquicos, pois autoritarismo e autoridade são coisas bastante distintas. Daí pude perceber o porquê de meu velho e estimado pai não querer que eu seguisse a sua carreira.

Neste período, acredito que mais precisamente no início da década de 90, acompanhei de perto os movimentos reivindicativos dos POLICIAIS CIVIS. Tais movimentos me deixavam fascinado pela sua GRANDEZA, COESÃO e FORÇA DA CATEGORIA, o que não existia em minha corporação.

Às vezes, indignado com o que via e passava na PMPE, me questionava: Por que não optei pela POLÍCIA CIVIL? O que estou fazendo aqui?

O tempo passou, até que em 1998, após prestar concurso público tive a oportunidade de ingressar na PCPE que tanto me fascinara por suas lutas grandiosas, a qual tinha o objetivo de melhores condições de trabalho e valorização do POLICIAL CIVIL.

No entanto, decepcionado, vejo hoje uma instituição, nos seus ideais,  morta de pé! E me pergunto:

O que aconteceu com os ideais dos POLICIAIS CIVIS? Qual o motivo de tanta submissão? O que aconteceu com o SINDICATO, outrora tão forte e hoje tão INERTE e SUBMISSO?

Acredito que essas são perguntas que só os policiais que viveram aquela época, verdadeiramente motivados por ideais de justiça e em busca de melhores condições para a categoria possam responder. Daí exclui-se aqueles que participaram do movimento, chegaram ao poder e hoje esqueceram da categoria POLICIAL CIVIL.

ACORDEM VERDADEIROS POLICIAIS!

Carlos Travassos
Bacharel e licenciado em Ciências Sociais
e Estudante de Direito.




Nenhum comentário: