terça-feira, 9 de junho de 2009

Horas extras x Sindicato. De que lado ele está?

Ainda me pergunto sobre a portaria que aumentou a carga horária dos policiais civis. O sindicato da nossa categoria silenciou sobre o assunto e não nos informa acerca das medidas que vem tomando em relação a absurda carga horária a nós imposta. Muitos policiais ainda se submetem a esta jornada de trabalho sem receber qualquer valor por estas duas horas extras adicionais enfiadas goela abaixo aos policiais civis. E o sindicato? O que ele faz? Por enquanto silencia e trata do assunto em panos quentes com o governo? Fica o questionamento. Eu ainda creio nos meios constitucionais criados como o acesso ao Poder Judiciário para a resolução deste problema.

Navegando pela internet, encontrei uma notícia interessante sobre o caso de policiais militares em Santa Catarina. Os policiais militares de Santa Catarina estavam insatisfeitos com a carga horária que estava sendo imposta e se socorreram ao judiciário. A justiça não falhou, os policiais militares tiveram o direito em receber suas horas extras.

Ora, sendo o sindicato dos policiais legitimado Constitucionalmente para representar a categoria, por que até o presente momento não buscou o Judiciário para resolver a questão?

Até entendo que a via política deve ser tentada para solucionar nosso problema, mas não se deve abrir mão também da via judicial. As duas podem muito bem andar juntas!!!! Se uma falha, a outra permanece bastante adiantada. Quem ganha é somente a categoria que tem um sindicato que não abre mão do direito de todos.

Para ter acesso a notícia da hora extra ganha judicialmente pelos policiais de Santa Catarina visite este endereço: http://www.conjur.com.br/2009-mar-08/pms-receber-horas-extras-mesmo-nao-previsao-estatuto

Fiquemos atentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não seria bem um comentário, mas uma informação que acabei de receber de colega, dizendo que uma ação impetrada contra o estado relativa a implatação da gratificação 225% para os policiais civis foi ganha nas varas inferiores e seguiu agora para o stj; por conta disso está havendo uma grande mobilização por parte dos policiais para moverem essa mesma ação e cobrar do governo o mesmo tratamento dado ao policial.