domingo, 19 de setembro de 2010

INTELIGÊNCIA POLICIAL: INTELIGÊNCIA POLÍTICA

FERRO JÚNIOR, Celso Moreira e SEIXAS, Acyr Pitanga

A atividade de Inteligência é antecipação . Objetiva disponibilizar uma visão ampla e detalhada de cenários com vistas ao assessoramento de um processo decisório. A Política por sua vez, é a arte ou ciência da organização, direção e administração de Estados e a aplicação desta arte aos negócios internos e externos do governo. Atualmente a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

Nesse contexto, considera-se Inteligência Política, a atividade dinâmica de assessoramento para a tomada de decisões no âmbito político. Desenvolve-se basicamente pela prospecção de dados e informações que, reunidos, organizados, analisados e interpretados, possibilitam a formação de conhecimento consolidado. É um trabalho indispensável para instrumentar o processo político de seus líderes e agentes partidários de coordenação política.

O método da Inteligência Política contém as seguintes atividades e ações:

a) Análise e diagnóstico das relações e vínculos políticos;

b) Antecipação de fatos e situações que ocasionem comprometimento político;

c) Identificação de ameaças, traições e atos insidiosos de qualquer natureza;

d) Neutralização de ações adversas à integridade da imagem institucional do líder político;

e) Recrutamento de colaboradores como fontes de informação;

f) Inserção de recursos humanos em atividades de campanha política;

g) Monitoração e acompanhamento de eventos e reuniões públicas;

h) Gerenciamento de crise de imagem.

O gerenciamento de crise de imagem é um trabalho de intensa relação com fontes de informação e a mídia. Visa preservar a imagem de uma pessoa ou empresa no decorrer, ou antes, de uma crise. Considera a redução de perdas no momento em que ocorre uma situação de ameaça ou ações que podem causar danos à imagem do político ou legenda, bem como, comprometer seriamente a integridade e ferir reputações.

O trabalho envolve o monitoramento da imprensa em geral e a coleta de informações. A sua análise provê um diagnóstico para definir o caminho a ser seguido. Os profissionais que atuam nesta área estabelecem estreito relacionamento com a mídia, possuem expertise em análise de conjuntura política e capacidade de obtenção de informações.

O gerenciamento de imagem de líderes, agentes partidários e de coordenação política tem como objetivo a construção de uma imagem positiva. As seguintes medidas são aplicadas:

a) Fixação de conceito de imagem e reputação;b) Avaliação de riscos e vulnerabilidades políticas;

c) Análise e aferição da credibilidade;

d) Identificação de fatores que causam e/ou aumentam o risco da crise;

e) Elaboração de um projeto e programa de enfrentamento da crise;

f) Divulgação de notas, artigos e matérias;

g) Orientações para aprimoramento do comportamento em entrevistas;

h) Orientação nas apuração dos profissionais de área de imprensa.

O gerenciamento de crise política apóia-se na capacidade de antecipação de acontecimentos (atividade de inteligência). Por sua vez, assessora no estabelecimento de acordos e alianças políticas, bem como entendimentos com a imprensa sobre a imagem do cliente.

O potencial da atividade de inteligência política também está na estrutura tecnológica de armazenagem, recuperação e reutilização de informações. Neste aspecto, considera-se uma faixa temporal extensa para que se possam realizar buscas do conhecimento em vários períodos memoriais de campanhas políticas. A implementação destes processos, com pessoal especializado, aumenta a capacidade de produção de informação com significado , e, assim, potencializa o produto por meio da interpretação de grande volume de informações e de variadas fontes.

Profissionais que atuam na Inteligência Política devem possuir habilidades específicas para a produção de conhecimento de forma oportuna e de condições para realizar diagnósticos precisos, identificando padrões, tendências de fatos e situações de interesse dos políticos.

De acordo com Alan J Simpson a Inteligência Política olha para o conjunto de cenários, tendências e padrões. As análises para os clientes são confidenciais. Muito pouca inteligência política é publicada na Internet. A verdadeira inteligência é tão valiosa quanto a ser limitada em circulação, mantendo seu valor na preservação do conteúdo e sigilo.

A Inteligência Política é focada nas necessidades do cliente. O processo de coleta diária de notícias, relatórios e comunicados de imprensa e o seu acompanhamento é determinado pela cenário atual. Muito poucas operações cobrem tudo o tempo todo. Os atores políticos são especialistas em poluição da mídia, especialmente a eletrônica, com informações falsas e enganosas de opinião. Este material, facilmente obtido, não é adequado para tomada de decisões políticas.

A Inteligência Política é uma atividade muito procurada. Contudo, são poucos os profissionais especializados e confiáveis que nela atuam de forma abrangente. Ninguém pode prever com certeza absoluta os efeitos das forças políticas de um adversário sem o uso de ações específicas de Inteligência. Analistas podem reduzir riscos ao fazer previsões com base no que é conhecido sobre as tendências políticas e pesquisas. Porém, sem a aplicação de medidas especiais de inteligência o resultado fica mais próximo da incerteza, com possibilidade de erros e estratégias deficientes.

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